11 erros para não cometer em 2024

Confira quais erros não cometer na comunicação digital no próximo ano, por Alcindo Batista Coordenador de Link Building na Search One Digital

11 erros para não cometer em 2024

A comunicação digital faz parte do nosso dia a dia e ela acontece dentro de qualquer dispositivo conectado à Internet, tais como smartphones, computadores, tablets e até a smart TV. Por conta disso, ela se tornou indispensável para qualquer negócio e é por meio dela que uma organização marca a sua presença online.

Mas além de superar a barreira física, essa troca de informações acontece de forma clara, rápida e precisa, ou seja, quando feita da maneira certa, há uma série de benefícios. Entre outras vantagens estão a economia de tempo e dinheiro. Porém, tudo isso não quer dizer que não há ruídos ou interferências. No entanto, é possível evitá-los.

Então, diante desse cenário da comunicação digital – que pretende continuar em 2024 -, é fundamental saber os erros que existem nesse meio e, principalmente, como não errar. Dessa forma, será possível aproveitar todos os benefícios da comunicação digital e online.

Pensando sobre isso, listamos os 11 erros mais comuns e separamos dicas para você começar 2024 se comunicando com o seu cliente da melhor forma. Confira!

1. Pensar somente nas redes sociais 

Não dá para negar que redes sociais como o Instagram, Facebook e TikTok são ferramentas poderosas para o seu negócio e para a vida cotidiana de um modo geral. Porém, elas não são as únicas. Existem outros meios de comunicação tão importantes quanto esses e que vale a pena investir.

De acordo com os especialistas, plataformas com um número virtual de WhatsApp e um site bem estruturado também agregam valor à sua marca e são outras maneiras de alguém entrar em contato. Além disso, o e-mail ainda tem se mostrado uma ótima forma de se comunicar com o seu cliente e não é atoa que estratégias de e-mail marketing dão super certo.

2. Não entender o seu público-alvo 

Não ter um público-alvo definido é perigoso para a sua mensagem e também para a sua empresa. Além do risco de uma mensagem inadequada, a falta de uma persona, de acordo com o seu cliente, vai refletir na sua captação de leads e, consequentemente, no ROI do seu negócio.

Leia também: Seis tendências do Marketing Digital para 2024

Portanto, entenda o seu público-alvo. Defina um tom de voz e aprenda a falar a língua do seu cliente. Uma mensagem personalizada, envolvendo um posicionamento único, será um diferencial na comunicação digital da sua marca contra outras empresas.

3. Não ter uma estratégia 

Não é só o público-alvo: a ausência de uma estratégia definida de mensagem vai afetar o seu projeto como um todo. É importante pensar em como agir e em como se comunicar. Então, tenha um planejamento, com metas e objetivos, além de um conteúdo bem desenhado para os seus clientes. Esse carinho em pensar sobre oque comunicar, como comunicar e para quem falar evita ruídos e uma mensagem sem clareza.

4. Mensagem repleta de interferências 

Para evitar ruídos na comunicação digital, é interessante ter um objetivo claro, saber para onde está indo e quais são os objetivos da sua mensagem – tudo isso, sem perder a identidade da sua empresa. A falta de clareza sobre esses aspectos faz com que suas informações sejam recebidas e interpretadas de maneira não desejada. E o pior: o retorno não será do jeito esperado. Futuramente será bem complicado driblar esse ruído.

Então, pense em quem vai receber, mas também considere as características da sua mensagem e o que ela quer transmitir.

5. Ignorar críticas 

Claro que ninguém gosta de receber um comentário ruim e, muitas vezes, o impulso é apagar aquela mensagem e fingir que ela nunca existiu. Porém, na verdade, mensagens negativas são uma ótima oportunidade dentro da comunicação. No meio desse comentário é possível mostrar a posição da empresa diante de uma possível crise, sem contar que isso também ajuda a apresentar como o negócio soluciona impasses.

Não caia no erro de simplesmente deletar críticas. Aproveite essa mensagem e a trate como um feedback e também como um ponto de melhoria do seu negócio.

6. Não conhecer a concorrência 

A concorrência existe e ignorar a existência dela é um problema para a comunicação digital com seu cliente e também para a posição do seu negócio no mercado. Acontece que a concorrência pode ter formas de se comunicar que vão ensinar a não errar. Aproveitar as fraquezas dos concorrentes, incluindo seus problemas de comunicação, vão auxiliar na formação de uma mensagem mais clara e direta com o seu cliente.

Estude os pontos negativos de outras marcas, a forma como ela se comunica e alcança novos clientes. Veja como é a mensagem dessas empresas e busque aprender com elas.

7. Não analisar métricas 

Relatórios de engajamento, desempenho e resultados apontam dados reais sobre o andamento da empresa – incluindo as formas de comunicação digital dela. Não contar com uma ferramenta de análise de métricas é o mesmo que trabalhar sem planejamento e estratégia: no escuro, sem entender porque o ROI está negativo.

Então, sempre veja onde errou e oque pode ser melhorado nas suas mensagens. Essa pequena atitude analítica ajuda na tomada de melhores decisões e mensagens bem estruturadas.

8. Conteúdo raso 

Falta de informações ou informações sem autoridade, ausente de fontes confiáveis e sem embasamento, resultam em mensagens que serão recebidas com desconfiança. É preciso argumentar com dados precisos para um bom posicionamento e também para não colocar em risco a credibilidade da sua marca.

9. Frequência de mensagens

Quem não é visto, não é lembrado. Então, nesse caso, a periodicidade das mensagens conta e a demora para novos envios é uma oportunidade para a concorrência aparecer.

Não perca seu lugar e fique sempre em primeiro lugar: tenha um calendário para novas mensagens, recorrentes e de grande relevância.

10. Focar apenas em vendas 

Não dá para negar que as vendas são o maior objetivo da sua marca. Mas deve-se ir além disso e mostrar soluções para seus clientes, como guias ou dicas, que vão mostrar que você realmente se importa em ajudar – e não só com o seu bolso.

Conteúdos ricos que vão além do seu produto ou serviço também ajudam na criação de novas mensagens e meios do cliente entrar em contato.

11. Não pensar na experiência do público 

Até aqui você já aprendeu que entender quem é seu público-alvo e como enviar as informações são importantes para uma comunicação digital efetiva. Porém, não são os únicos pontos a serem considerados: como o cliente recebe essa mensagem e os canais de recebimento também é imprescindível.

Considere toda a experiência do usuário, seja ela mobile ou desktop, e busque adaptar a mensagem para cada canal. Com essa – e todas as outras dicas acima – a comunicação digital com seu cliente em 2024, será sem erros ou problemas.