Fundador da RTX SLTNS, foi CEO da Groove Brasil durante três anos, responsável pelo lançamento e tropicalização da plataforma no País. Graças a sua experiência em marketing digital, desde 2011, quando lançou o Six Pack Shortcuts, é conhecido como "monstro de marketing americano" e especialista em ajudar negócios a encontrar oportunidades de growth por meio de estratégias atemporais e ultra eficientes de posicionamento, marketing e funil de vendas. Home Conteúdos Rodrigo Teixeira O Poder do G-R-Á-T-I-S Publicado em 18 de abril de 2024 Hoje vou falar sobre algo que é tão controverso que já me obrigou a ter que passar 15 minutos em debate com a audiência quando palestrei em um evento, em 2016. Eu costumo trazer aqui insights sobre modelos de negócios, estratégias e dicas de marketing que você pode aplicar ou começar o quanto antes a ver/ter resultados práticos. Agora, vou te revelar a única palavra que todo empreendedor (principalmente os menores) deveria estar usando. Se você quiser vencer a concorrência e ter um fluxo consistente de novos leads a custo zero, continue a leitura! Apenas esta palavra, sozinha: Já gerou mais de R$250 milhões em faturamento no último empreendimento (em plena pandemia) ; É utilizado pelos principais Marketers do mundo, como meu mentor Russell Brunson a superar qualquer concorrência e lucrar alto; Gera de 3-5x ROAS (Retorno Sobre Investimento em Anúncios) quando utilizado corretamente. Muitos dos caras que eu considero “Lendas do Marketing”, que tive o prazer de virar amigo e até sócio, chamam isso de “Poder Secreto de Sucesso com Tráfego Frio”. Mas, qual é este poder secreto? 🆓 O Poder do GRÁTIS “Quem puder gastar mais para adquirir um cliente, vence. “ – Dan Kennedy (Lenda do Marketing Direto) A verdade é que o tempo médio de atenção das pessoas está reduzindo drasticamente a cada mês que passa. E eu sempre ouvia que “o dinheiro está na lista” e só fui de fato entender o poder disso quando perdi tudo e me arrependi de não ter começado algo assim antes. Posso dizer que esta é uma das Regras de Ouro do Marketing do Gringo. Gringo no caso, sou eu. Outra Regra de Ouro do Marketing do Gringo é o poder do GRÁTIS. Vencer a batalha por atenção em um mundo com a geração TikTok que foi doutrinada e criada com estímulos multissensoriais torna nosso trabalho como Marketers um pouco mais…. desafiador. Porém, eu ainda acredito no poder do Marketing Direto para vencer essa batalha por atenção, pois os fundamentos sempre são absolutos. Marketing Direto é o que faz você se tornar uma pessoa capaz de vender qualquer coisa para qualquer um, independente se você tem uma ONG, é contador ou professora de ballet. Todo negócio depende de clientes para sobreviver. Clientes = Dinheiro e Dinheiro = Oxigênio para qualquer negócio. Como você faz para se sobressair em um mar de ofertas, produtos e pessoas tentando chamar sua atenção com dancinhas da vez, tretas e fofocas do momento e memes engraçados? Dominando os fundamentos de Marketing Direto e pensando como Marketing Hacker.Um jeito de “burlar o jogo” é através do uso da palavra “GRÁTIS”. Quantas vezes você não parou para ver alguma coisa por conta da palavra GRÁTIS? Seja um lanche, uma assinatura de revista ou uma aula na internet? Então, além de vencer a batalha por atenção, utilizar esta palavra vai: Ajudar você a atrair o seu cliente ideal á custo zero; Gerar o efeito de Marketing Borboleta com pessoas indicando sua oferta; Criar uma lista imensa que pode ser monetizada; Ajudar você a sair do zero absoluto para 6-7 dígitos em tempo recorde. Quanto mais você usar a palavra GRÁTIS na sua comunicação, mais você vai baixar a guarda do prospecto. Se você usar da forma correta, você vai conseguir ter pelo menos: #1 – Menos concorrência. A maioria dos seus concorrentes não estão dispostos a dar algo de valor de graça, pois acreditam que isso não é “pensar como empreendedor correto”. É fora da curva e não faz sentido… #2 – Crescimento Viralizado. Eu costumo dizer que a “Oferta é Rei”. Uma boa oferta supera qualquer deficiência de produto se eu acertar o público/nicho. Se você tiver uma boa oferta grátis, e colocar os elementos certos na página de obrigado, você pode criar um efeito viral. Para você entender o real poder do GRÁTIS na prática, vou te contar como a plataforma Groove (do qual eu fui CEO por 3 anos aqui no Brasil de 2020-2023) saiu do absoluto zero na pandemia para mais de R$250 milhões faturados e 600 mil usuários em apenas 12 meses usando exatamente esta palavra. Essa estratégia foi colocada à prova quando a plataforma Groove foi lançada em Março de 2020, no início da pandemia que todos nós conhecemos. Essa palavra foi a diferença entre um negócio de R$250 milhões e um fracasso total antes mesmo de ser lançado. Ao fazer a simples mudança de entregar uma “Conta Grátis” para as pessoas, foi possível captar o e-mail das pessoas e logo em seguida monetizar toda essa atenção com o que é conhecido como Funil Tripwire. Esse é o segredo de sucesso de usar esta palavra secreta, superar sua concorrência e ainda lucrar mais do que todos eles enquanto eles ficam tentando decifrar como você está fazendo isso. Ah…e de quebra… Quando as pessoas começaram a ficar sabendo disso, o efeito viral começou a trabalhar ao nosso favor e causou um crescimento exponencial na quantidade dos usuários. Fizemos a mesma coisa quando foi lançado no Brasil em Janeiro de 2021 e funcionou que é uma beleza. Agora, vamos falar sobre como investir em tráfego SEM gastar um único centavo. 💸 Como Investir em Tráfego SEM Gastar Um Centavo O que todos sempre reclamaram, sempre reclamam e sempre vão continuar: “Tráfego está ficando caro…antigamente era mais barato”. Pois é. E só vai continuar aumentando. Essa é a diferença entre quem domina Marketing Direto e quem só estuda Branding e Marketing. Você precisa entender como utilizar as habilidades necessárias de Marketing Direto para vencer a batalha por atenção, transformar curtidas em dinheiro e leads em clientes no menor tempo possível e com o mínimo de recursos disponíveis. Se você entende como usar a palavra GRÁTIS para vencer a batalha por atenção e a estratégia por trás, te garanto que você terá uma vantagem competitiva muito injusta e quase que “ilegal” frente a sua concorrência. “Legal Rodrigão, mas você disse que se eu fizesse isso, eu ainda ia faturar MAIS do que meus concorrentes…até agora não vi você falar nada disso…” Certamente, caro aprendiz. Utilizar a palavra GRÁTIS é apenas a primeira parte. A segunda parte é o Funil de Vendas que você vai usar e os elementos que irá ofertar para potencializar a atenção total e plena da pessoa que acabou de dar seu email em troca do produto/serviço/coisa GRÁTIS que você acabou de oferecer. Sabe qual é a página mais valiosa de qualquer funil de vendas? A Página de Obrigado. Você nunca mais vai ter a atenção plena e total da pessoa do que quando ela estiver na página de obrigado. Vou te dar três dicas de como você pode monetizar em cima da palavra “GRÁTIS” e começar a aplicar agora mesmo. #1 – O Elemento Eixo Usar a palavra GRÁTIS pode ser muito poderoso para vencer a batalha por atenção. Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em identificar o que exatamente oferecer como o “Elemento Eixo”. Aquela coisa que você tem que vai fazer com que os resultados apareçam. Com que os clientes apareçam. Com que sua base e faturamento cresça. Tem que ser algo que você poderia facilmente cobrar e que te dói na alma dar de graça de tão bom que você sabe que é. Veja abaixo algumas opções: * Um acesso gratuito ao seu melhor curso; * Um acesso ao seu software; * Um acesso às suas melhores planilhas de gestão; * Um Newsletter semanal cheio de valor que muitos cursos não entregam. Tem que ser algo que você não pensaria duas vezes em pagar se você visse um anúncio rolando no seu feed. Pense fora da caixa e como você pode ser um disruptor de padrões. #2 – Order Bumps Eu sempre digo que o lugar onde a maioria das pessoas na internet falham magistralmente é na página de checkout. Na hora de finalizar a compra do seu pedido e os dados e apertar o enter. Você faz todo o trabalho pesado de chamar atenção da pessoa, convencê-la de que seu produto/serviço é o certo pra ela, resolve todas as objeções…aí na página de checkout, você não utiliza dos elementos necessários para fechar a venda. Order Bumps são ofertas complementares que você adiciona antes da pessoa clicar em “PAGAR” e são responsáveis por aumentar o seu A.C.V (Valor Médio de Carrinho) em 70-150% se fizer corretamente. Muitas vezes é tão simples quanto oferecer. Se você tem uma página branca com um botão de compra, você tem 50% de chance de algum maluco achar e comprar sua oferta. Mas, se você não tem, você tem 100% de chance de ninguém nunca comprar. #3 – Upsell Esse é o famoso “Batata Grande por R$1 a mais” que o McDonald ‘s faz com tanta maestria. Já te trouxe duas regras de ouro do marketing do gringo. Agora vou te trazer mais uma: Um comprador é um comprador que é um comprador. Isso quer dizer que alguém que comprou com você, vai comprar de novo (se você não fizer besteira). Lembra que falei que a página mais valiosa de qualquer funil de vendas era a página de obrigado? Pois é exatamente nesta página de obrigado que você vai aproveitar para oferecer uma solução para um problema que o seu novo cliente ainda tem. Cada produto resolve um problema, mas também cria problemas que a pessoa não tinha antes de ter o seu produto/serviço. Se você for no programa do Huck amanhã e ganhar um avião no sorteio, você vai ficar feliz? Bom…muito feliz, provavelmente, não é mesmo? Só que aí você vai ter alguns novos problemas. Onde vai estacionar o avião? Como vai pilotar o avião? Quanto custa o seguro de um avião? Como vai fazer para abastecer o avião? Todo produto cria novos problemas. É aí que sua oferta de Upsell entra. Ela deve resolver estes novos problemas dentro da sua oferta. Se eu comprei um programa de emagrecimento, na minha mente, este problema está resolvido. Agora o que vem depois? Como aumentar os meus músculos? Como acelerar o processo de conseguir secar a barriga?? Aí entram estas ofertas de Upsell. 🪝 O Funil Perfeito Para Vencer Sua Concorrência Vejo muitos dos meus colegas de profissão dizendo que isto daqui não funciona no Brasil. Na verdade, ouço isso desde 2017 quando eu escrevi o meu livro Funnel Black Book. A verdade é que, se eu tivesse que escolher um único Funil de Vendas para conseguir gerar lucro imediato com R$100 no bolso, seria o Funil de Tripwire. Entregar algo de muito valor de graça ou por um valor baixo que elimina totalmente a objeção de compra porque o risco é baixo. Você faz dinheiro com Order Bumps e Upsells como te falei acima. “Beleza, mas o que eu posso transformar em um Tripwire, Rodrigão? Vou te dar três coisas que você pode fazer para implementar um Funil Tripwire de sucesso. #1 – Entregar o Primeiro Vídeo do Seu Curso como Tripwire Se você já tem algum treinamento completo, é tão simples quanto extrair o primeiro vídeo (o melhor vídeo) do treinamento em sua oferta tripwire gratuita ou por até R$47. #2 – Entregar os 3 Primeiros Capítulos como Tripwire Se você tem algum relatório ou livro que seja muito bom, você pode entregar os primeiros 1-3 capítulos de graça ou por um valor reduzido para tentar atrair as pessoas. #3 – Usar seu VSL Como Tripwire Uma coisa fora da caixa que já vi muitos dos meus colegas gringos fazerem é utilizar o próprio vídeo de vendas como a oferta tripwire. Pode ser em formato vídeo ou formato de relatório. Para você ter ideia de como tudo que te falei aqui é absolutamente vital para o seu sucesso, eu destrinchei exatamente como aplicar o Funil Tripwire no meu livro Funnel Black Book. Eu escrevi este livro em 2017, e mais de 7 anos depois continua sendo exatamente o que eu mais utilizo para gerar resultados em todos os nichos que eu atuo. Todo mundo que comprou este livro até hoje já conseguiu triplicar o faturamento com as estratégias reveladas em detalhes. Vai ficar perdendo tempo para aplicar o seu Funil Tripwire? Relacionadas 5 Maneiras do ChatGPT desestabilizar o marketing digital em 2023 O ChatGPT vem criando ondas gigantes, em velocidade jamais vista no mundo, desde que...