Fundador da RTX SLTNS, foi CEO da Groove Brasil durante três anos, responsável pelo lançamento e tropicalização da plataforma no País. Graças a sua experiência em marketing digital, desde 2011, quando lançou o Six Pack Shortcuts, é conhecido como "monstro de marketing americano" e especialista em ajudar negócios a encontrar oportunidades de growth por meio de estratégias atemporais e ultra eficientes de posicionamento, marketing e funil de vendas.

5 Maneiras do ChatGPT desestabilizar o marketing digital em 2023

O ChatGPT vem criando ondas gigantes, em velocidade jamais vista no mundo, desde que foi disponibilizado no fim de 2022. Veja 5 maneiras como esta onda poderá beneficiar suas estratégias de marketing, campanhas e produtividade para ter uma vantagem competitiva quase injusta.

Quando eu assisti um vídeo que mostrava a capacidade de automatizar e agilizar processos antes incrivelmente repetitivos e desgastantes de tempo em questão de segundos, fiquei literalmente sem palavras.

O meu coração começou a bater mais rápido, minhas pupilas certamente dilataram e comecei a sentir calafrio da base da espinha subindo até minha nuca quase como acontece com o ‘Homem Aranha’ quando sente o perigo iminente. Só que nesse caso, eu entendi que o jogo ia mudar pra sempre.

Passados três meses, podemos de fato ver que ChatGPT certamente é uma revolução e em tantas áreas que ainda não conseguimos prever quais. Muitos especialistas do mundo todo estimam que o impacto no Marketing Digital vai ser tão revolucionário como foi a disponibilização da internet em massa há algumas décadas. 

Eu mesmo criei um treinamento que mostra como utilizar o poder da Inteligência Artificial para criar um produto digital do zero em 5 dias com nada mais do que uma página. Coisas que antes demoravam semanas, agora demoram horas.

Sabe o que é o mais louco disso tudo? Muitas pessoas ainda acham que é balela ou não enxergam como de fato aplicar isso no dia a dia.

A verdade é que o ChatGPT, lançado pela OpenAI, é um modelo de linguagem treinando sob uma base imensa de dados compilados para poder assimilar informações e trazer respostas de maneira muito mais objetiva e rápida do que uma pesquisa no Google.

Foi treinando sob dados em texto compostos por postagens de redes sociais, blogs e até livros para aprender a estrutura e padrões da psique humana para, então, devolver respostas quase também humanas.

O grande diferencial do ChatGPT-3 (dentro de alguns dias, vão lançar o ChatGPT-4 que vai ser outro nível) é em providenciar respostas dinâmicas quase humanas, ao contrário de quase qualquer outro “chatbot” que tenha existido até então.

“Legal Rodrigo…mas o que isso tem a ver comigo, com o meu negócio e o futuro do marketing digital?”


Continue lendo, que vou te explicar.

 

O impacto desestabilizador do ChatGPT no marketing digital

Se você fizer uma pesquisa no YouTube com a palavra ChatGPT vai encontrar um rio de vídeos sobre como utilizá-la.

ChatGPT foi a palavra mais buscada no mundo entre Janeiro e Fevereiro de 2023. A maioria diz ‘por cima’ como usar o ChatGPT para gerar respostas automáticas, dar ideias de conteúdo ou até escrever e-mails para campanhas de email ou mídias sociais. 

Vamos abordar algumas das maneiras mais poderosas que o ChatGPT pode desestabilizar o marketing digital frente a sua concorrência e que você pode implementar hoje.

 

  1. Criação de Conteúdo Avançado

ChatGPT pode te ajudar a gerar conteúdo de alta qualidade de acordo com as necessidades de qualquer nicho que você está atuando. Você pode criar materiais para para mídias sociais ou campanhas de email marketing. Isso pode te ajudar a economizar muito tempo e recursos com maior assertividade, melhorar a qualidade e relevância do seu conteúdo com muito menos tempo gasto com pesquisas. 

Uma bela dica para você obter respostas melhores do ChatGPT é começar com o que chamamos de “pré-prompt”. Uma pergunta que vai preparar a I.A a te responder da forma que precisa e então direcionar as respostas com um olhar mais focado no objetivo, marketing.

Basta dizer “Você é um consultor de marketing, pode me ajudar com o meu negócio?”

Boom. De nada.

 

  1. Expandir horizontes além das barreiras de idioma


Atualmente, a principal barreira que separa mercados é o idioma. Eu consegui trazer o Six Pack Shortcuts para o Brasil em 2011 porque eu falava Inglês e Português fluente e entendia o mercado fitness o suficiente para convencer meus sócios Americanos que era uma baita oportunidade de negócio para eles.

Fiz a mesma coisa em 2020 quando trouxe a plataforma Groove para o Brasil também com sócios Americanos.

Da mesma forma que o mercado brasileiro três, até cinco anos atrasado em relação ao que há ‘de ponta’ no mercado Americano no que diz respeito a marketing digital, estratégias e conscientização do mercado em geral, existem mercados fora do Brasil, como Portugal, Espanha e França, que estão outros cinco anos atrás de nós.

Pense em como explorar mercados estrangeiros ao utilizar o ChatGPT para traduzir produtos, peças de marketing, vídeos e anúncios em outros idiomas como mágica. 

Existem outras ferramentas complementares de IA que geram um avatar que narra qualquer texto submetido de maneira bem assustadora. 

 

  1. Criação de produtos digitais em 5 dias

Como já mencionei acima, a primeira coisa que eu fiz quando descobri o ChatGPT foi analisar todas as maneiras que ele seria capaz de me ajudar a encurtar ou melhorar processos existentes.

Uma delas foi a principal dor que eu ouço quando dou mentoria, consultoria ou palestro em algum evento: “Rodrigo, como faço para criar um produto digital?”

Foi aí que criei um treinamento capaz de ensinar a criar o que eu chamo de cursos biônicos, uma mistura entre a capacidade humana e IA para criar ativos digitais em tempo recorde. 


Se quiser testar, só pedir para o ChatGPT te escrever uma estrutura de livro sobre um assunto ‘X’ que você já pesquisou. Ele vai te dando uma estrutura organizada de um e-book que você pode também pedir pra ele escrever e boom. Você tem um produto digital melhor ainda que PLR em menos de 24 horas.

 

  1. Tradução e legendas em tempo recorde e com fração do custo

No meu dia-dia, atuando com sócios estrangeiros e em mercados internacionais, o ChatGPT me permitiu acelerar e baratear algo que, até então, era extremamente custoso e demorado. Traduzir uma plataforma de SAAS Americana ou legendar entrevistas com lendas do marketing é algo que pode ser muito caro. Ou melhor, era.

Utilize o ChatGPT para traduzir tudo que você quiser e precisar em tempo muito mais hábil do que jamais foi possível antes.

 

  1. Alavancar produtos atuais 

Se você por acaso trabalha com PLR (vou deixar minha opinião sobre este modelo de negócio de lado por hora), você pode utilizar o ChatGPT para te ajudar a reescrever e alavancar o conteúdo atual para ter um produto diferente e melhor do que já existe no mercado.

Se você está com algo parado há muito tempo, sem coragem para lançar porque falta um pouco para terminar, utilize o ChatGPT para finalizar o seu produto.

Se você tem um produto digital existente que você gostaria de alavancar e incrementar para gerar mais valor para os seus clientes, utilize o ChatGPT para criar bônus únicos e de alto valor em questão de minutos.

O ChatGPT é um copywriter melhor do que muitas pessoas que fizeram um curso e jamais praticaram a arte de copy no dia-dia. Utilize a seu favor. 

 

ChatGPT é o futuro do marketing digital?

Sou um grande defensor do que eu chamo de Marketing Atemporal. Tudo que eu sei, aprendi com grandes nomes do marketing Americano que viraram meus mentores, sócios e amigos, como Mike Filsaime, Jon Benson, Rich Schefren, Todd Brown, entre outros.

Eu acredito que devemos usar os fundamentos de marketing e vendas para gerar resultados ao invés de ficar complicando com automações complexas, funil de vendas infinito e muita coisa que, francamente,não faz tanta diferença assim para 95% das pessoas.

Mas, é inegável que os avanços que estão acontecendo em IA irão, sim, transformar muitos mercados, e certamente, o de marketing digital também. 

Vai ser necessário ficar de olho em tudo que está acontecendo, pois a cada dia que passa uma novidade surge.

Em breve, com ChatGPT-4 que está para ser lançado, a probabilidade de termos mais revoluções em menor espaço tempo, será mais e mais comum.

O que já era rápido, agora está voando. Eu tenho certeza que o ChatGPT vai ser tornar indispensável para o dia-dia e um componente essencial no arsenal de ferramentas de Marketing Digital para qualquer negócio, grande ou pequeno.

Resumindo

ChatGPT tem aberto diversas oportunidades incríveis para muitos empreendedores, especialmente, para os que estão atentos sobre como aplicar as diversas soluções que estão surgindo para alavancar todas as áreas dentro do seu negócio. Tem muitas aplicações que certamente vão acelerar e enriquecer o crescimento.

Porém, como tudo, existem sim limitações que devem ser deixadas claro.

Dependendo de como você pergunta ou o que você diz antes para preparar o ChatGPT, você pode receber uma resposta que não tem embasamento empírico.

Como eu disse no meu treinamento, a I.A não é um substituto para o ser humano e sim um super-poder para quem souber aplicar da melhor maneira.

A maior vantagem é no fato dela te dar o poder de “dar o start” em ideias que te tiram da inércia. É o melhor, mais capaz e mais rápido assistente do mundo. Quem analisar desta maneira, e não ficar dependente dela, vai certamente cortar caminho.

Você precisa continuar evoluindo como profissional, estudando e entendendo tudo que você precisa sobre copywriting, funil de vendas e marketing para que utilize o ChatGPT com confiança.

Ah! Importante frisar: este artigo não foi escrito usando o ChatGPT, em nenhum momento!

Mas se fosse, duvido que você conseguiria distinguir a diferença. Esse é o futuro.