Conceito de jogo responsável é essencial para as empresas

Conceito de jogo responsável é essencial para as empresas

O segundo dia do Gambling Brasil, que acontece paralelamente ao Afiliados Brasil, foi marcado por temas essenciais e interconectados, englobando leis, regulamentação, uso de tecnologias para divulgação, bem como, com insights de especialistas do setor.

Uma das presenças mais marcantes foi a de Fellipe Fraga, diretor de Negócios da EstrelaBet. Na palestra “Mundo Novo: O Brasil Regulamentado” ele falou sobre a nova legislação para os jogos implementada no início deste ano, bem como sobre a nova regulamentação que está em implementação. Para o executivo, haverá maior fiscalização em diversos aspectos, além de muitas exigências, especialmente, para empresa estrangeiras. Contudo, revelou que a comunicação e contatos dos afiliados com os leads vai ter um pouco mais de prejuízo. 

Veja mais sobre a Cobertura do Evento
Galeria de fotos
Instagram oficial Afiliados Brasil

“De modo geral, a nova regulamentação vai ser muito benéfica para o Brasil, afinal, com a fiscalização aumentada, inclusive por parte dos concorrentes, haverá maior qualificação das casas de apostas atuantes, vetando quem não atuar legalizado. Além disso, empresas de fora terão que abrir CNPJ nacional para operar, o que trará crescimento econômico para o País, já que o nosso mercado é altamente lucrativo. Mas, por outro lado, a comunicação dos afiliados e influencers sofrerá um impacto negativo, já que a nova norma traz muitas limitações neste sentido”, afirmou.  

Jogo responsável, lucro e ESG

O advogado especializado em apostas esportivas, Filipe Rodrigues, abordou um tema sensível e polêmico no painel “O jogo responsável e o crescimento da indústria do jogo no Brasil”, apresentando a responsabilidade das empresas comunicarem a importância de seus clientes jogarem com responsabilidade, visando evitar problemas. 

“O jogo responsável garante que o jogador não gaste mais do que possui ou acabe prejudicando a sua saúde em detrimento da atividade. Ele não é um conceito anti-indústria e não veta a possibilidade de maior lucro. Pelo contrário, o jogo responsável favorece a reputação das empresas, que mostram preocupação com o bem-estar emocional, econômico e físico dos clientes. Isso faz parte da pauta ESG, da qual as marcas precisam se adaptar com urgência”, atesta Filipe.

Além disso, Rodrigues elencou algumas medidas do jogo responsável:

  • Divulgar o que é jogo responsável nos sites das empresas ou meio publicitários;
  • Promover campanhas publicitárias que detonem os riscos inerentes aos jogos de azar;
  • Divulgar meios e organismos de apoio especializados em combate ao vício em jogos de azar;
  • Criação e manutenção de um ambiente de jogo saudável que não fira os consumidores;

Afiliados e a comunicação com os leads

Na palestra “O segredo das operações de iGaming no WhatsApp”, Guilherme Ferrão, parceiro da BR4BET, compartilhou com os participantes suas estratégias e conselhos para que os afiliados tenham sucesso no contato com os leads pela plataforma.

“O whatsapp é a plataforma mais utilizada pelos brasileiros. Além disso, permite um contato mais próximo com a base de contatos. Quando você utiliza o mensageiro para atrair leads, certamente, será bloqueado em algum momento, mas com as estratégias certas é possível minimizar isso e realmente ser mais assertivo no engajamento de novos clientes”, indicou.

Entre as alternativas utilizadas e mais indicadas pelo especialista está a qualificação do lead. “Se você disparar uma campanha para todos os seus contatos, com certeza, haverá um alto índice de rejeição e você será bloqueado na ferramenta. Por isso, analise com cuidado e de forma prévia se aquele contato é o que você precisa e, ainda, alinhe a forma que vai se comunicar, afinal, enviar qualquer mensagem e de qualquer forma também prejudica a operação”, complementou.

História de sucesso: empresário e afiliado

A DK Company, agência especializada em lançamento de infoprodutos e afiliados, faturou mais de R$ 150 milhões e, recentemente, fechou uma parceria com a Esportes da Sorte. E foi o CEO da empresa, Igor Nogueira que contou como construiu o sucesso de sua marca, dividindo estratégias e ideias de atuação para conquistar um lucro maior.

Porém, o executivo salientou que tudo começa com equilíbrio e foco em quem adquire os seus produtos. “Primeiro é essencial termos responsabilidade com o cliente. Não adianta pensar apenas no dinheiro e esquecer que temos o comprador do outro lado. O lucro é uma consequência de sermos efetivos e assertivos. E tenha algo em mente: sempre procure fazer diferente, investindo seu tempo em recursos que os outros não usam. Uma de nossas estratégias é o e-mail e, a maioria, não usa. Se fizer tudo certo, não há recurso que não dê resultado”. 

Na outra ponta, o especialista em tráfego pago para nicho black, Caciques Ads, mostrou como os afiliados podem aumentar o seu lucro no iGaming. Ele falou sobre como a criação de comunidades permite a troca de ideias que podem ser utilizadas na operação e a importância de ser ter independência e autonomia para se aproximar dos leads e aumentar conversões. Entre as dicas que ele compartilhou está a criação de um CRM personalizado e próprio para maior acesso direto aos clientes.