Conheça os desafios da liderança

Para Gabriel Breier, a liderança é o alicerce de um negócio bem-sucedido

gabriel breier liderança

Conheça os desafios da liderança

Logo depois de começar na seara da internet, em 2016, e passar a ser sócio e diretor de Inovação da Gold Club – holding de sete empresas que rodam de forma independente, Gabriel Breier percebeu que liderança é um dos alicerces de um negócio bem-sucedido. 

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“Nosso foco nada mais é que transformar negócios em empresas independentes, dar mais lucratividade para a empresa dando mais tempo livre para os idealizadores do negócio. Esse é o nosso game, é o nosso negócio. E é a liderança que viabiliza para o gestor sair do operacional e entrar na parte estratégica da empresa. Quanto mais tempo livre você tiver, mais negócios você vai fazer”

O porta-voz explica que é impossível administrar o negócio sozinho, sem delegar nada a ninguém, e esperar que a empresa decole. 

“Quem conhece empresas que faturam mais de sete dígitos por ano e se resumem a uma única pessoa? Ninguém, sozinho, consegue ter um alto nível de resultado. Se a gente só pensa em fazer a empresa funcionar, ela não vai crescer, não vai escalar. Por isso, é necessário desenvolver líderes no seu negócio para delegar, que permitam a você ficar no estratégico para a empresa crescer, enquanto outros líderes tocam o operacional e garantem as entregas”

Breier define cinco níveis de liderança. Vamos lá: 

Nível 1: Posição elegida – as pessoas seguem o líder porque são obrigadas, a liderança é imposta pela direção da empresa ao escolher um profissional para o cargo, por exemplo. 

Nível 2: Posição de permissão – as pessoas seguem o líder porque querem, mas isso não quer dizer que se trate de um líder, pode ser um colega de trabalho com funções equiparáveis, mas essa pessoa se tornou uma referência porque executa um bom trabalho e, automaticamente, se transforma em referência dentro do próprio time. 

Nível 3: Posição de produção: as pessoas o seguem por causa do legado que o líder tem, por tudo o que a pessoa já fez. Normalmente já ocupa um cargo de liderança, mas ainda está em desenvolvimento.

Nível 4: Posição de desenvolvimento – O líder envolve todo o time e tem conhecimento técnico, de relacionamento, consegue interagir com todos na equipe e estimula o desenvolvimento de todos. As pessoas o seguem porque o respeitam e percebem valor nas ações desse líder e pelo que faz por elas, pessoalmente.

Nível 5: Posição de direito – Já ocupa um cargo de diretoria e se dedica a formar outros líderes.

Para avançar entre os níveis definidos por Breier, um líder precisa ter certas qualidades imprescindíveis: 

Comunicação Eficaz – as mensagens propostas por essa pessoa precisam ser compreendidas por toda a equipe;

 Inteligência Emocional – se o líder se descontrolar e gerar conflitos a cada ponto de divergência, ele simplesmente não serve para a função;

Resolução de Problemas – um líder tem que resolver diversas questões, deve saber ‘matar no peito’ e solucionar os impasses sem recorrer aos seus superiores na estrutura; 

Tomada de Decisões – essa pessoa deve saber tomar decisões assertivas, rápidas e eficazes, caso contrário ficará perdida no jogo, ou seja, é de suma importância ter um líder que saiba ver a situação, identificar os riscos e decidir;

Liderança Adaptativa – a empresa é um ser organismo vivo que se transforma e saber adaptar-se às circunstâncias é fundamental ao líder.

Além dessas características que Breier considera essenciais, ele indicou outras que precisam ser desenvolvidas pelo líder. São elas:

  1. Liderança estratégica (as decisões precisam estar alinhadas com a visão e o objetivo da empresa, ou seja, a liderança tem que caminhar de forma a fazer sentido para a empresa); 
  2. Delegação de tarefas (não se trata de jogar uma tarefa para outro e pronto, mas sim envolver o profissional a quem se delega, envolvendo-o, acompanhando-o e dando-lhe o suporte necessário para que entregue o combinado); 
  3. Gerenciamento de recursos (normalmente o líder tem um orçamento para cada equipe e se espera que saiba gerenciar esses recursos disponíveis para fazer o projeto andar); 
  4. Networking (obviamente, um líder tem que ter uma rede de relacionamentos abrangente. Se o profissional ocupa um cargo de gerente de projetos, ele precisa conhecer outros gerentes de projetos para estar atualizado no que o mercado está fazendo); 
  5. Pensamento crítico ( o líder deve analisar, identificar e avaliar cenários com critérios objetivos e assertivos); 
  6. Resolução de conflitos (esta é uma das habilidades mais difíceis e uma das mais valiosas a um líder. Certamente conflitos vão ocorrer na equipe de trabalho e o líder precisa entrar, avaliar as questões expostas e tomar a decisão mais produtiva para o projeto e para a equipe. Se você não sabe resolver conflitos, você não sabe liderar).

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Desafios pelo caminho

Mesmo com todas as características presentes e o com mindset alinhado com a estratégia da empresa, a vida de um líder pode não ser um mar de rosas. Certamente surgirão desafios no horizonte que esse profissional deve saber como superar. 

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Entre os principais desafios de uma liderança, Breier cita:

– Gerenciamento de pessoas (o líder tem que conseguir tratar cada integrante da equipe respeitando e valorizando suas características individuais sem perder o foco do grupo e do seu propósito; 

– Tomada de decisão (um líder tem que tomar decisões o tempo todo, mas, com o passar do tempo, é possível criar processos e históricos para analisar cada problema e os riscos que acarreta para o projeto e a organização); 

– Comunicação (processos são imprescindíveis para a gestão de equipes e da própria empresa. Existem diversas ferramentas que auxiliam na definição de procedimentos e metodologias e no monitoramento da evolução das etapas de cada processo. Só WhatsApp não adianta);

– Gerenciamento de tempo (é muito comum a equipe se perder nos prazos, dando início a um efeito em cascada que compromete todo o projeto. A estratégia de Breier é bonificar quem entrega antes do tempo previsto, ou seja, valorizasse a boa performance); 

– Liderança de mudanças (é preciso saber o que cada um na equipe está fazendo e ter planos de contingência para qualquer eventualidade); 

– Aguentar a pressão (o líder tem que ter controle emocional para saber lidar com as pressões que surgem a longo dos processos); 

– Desenvolvimento de equipe (o líder deve saber incentivar sua equipe a se desenvolver e isso pode acontecer via cursos, treinamentos. Breier sugere que se treine uma única vez e transforme esse treinamento em um passo a passo para o próximo profissional que entrar na equipe).

“O que vai definir quem contratar é o prazo de entrega e a qualidade exigida no projeto. Contratar para crescer ou crescer para contratar? O segredo é contratar um profissional que possa desenvolver as tarefas que estavam sob a sua responsabilidade e que permita a você atuar no estratégico”.