Ganhe dinheiro com o Tik Tok

Publicado em 14 de fevereiro de 2025

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O TikTok se consolidou como uma das plataformas mais populares do mundo. Com 98,6 milhões de usuários ativos, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking global, ficando atrás apenas da Indonésia (123,8 milhões) e dos Estados Unidos (140 milhões), segundo dados do DataReportal. Diante desse cenário, por que não aproveitar essa audiência para investir em marketing de afiliados?

A plataforma oferece um ambiente propício para a viralização de conteúdos, permitindo que afiliados alcancem milhares – ou até milhões – de pessoas rapidamente. Seu algoritmo distribui conteúdos de acordo com o comportamento dos usuários, tornando o marketing de afiliados ainda mais eficiente. No entanto, para obter engajamento e conversões, é imprescindível compreender como a rede funciona.  

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De acordo com Bruno Oliveira, CEO da Pixel Roads e especialista em mídia programática Adsplay, um vídeo que faz sucesso na TV, necessariamente, não vai fazer sucesso no TikTok. “Isso não é só para a comparação entre online e offline. Quando falamos de TikTok e um reels no Instagram, nem sempre a mesma fórmula funciona. A ‘receita’ atual da plataforma inclui parecer que aquele conteúdo é orgânico. Até porque, vai aparecer naturalmente no feed da pessoa. Isso ajuda a ganhar o primeiro engajamento”, destaca o especialista. 

Outro ponto importante é entender que a rede possui uma dinâmica acelerada. Vídeos com cortes rápidos, trilha sonora envolvente e mensagens diretas têm maior chance de engajamento. Além disso, investir no TikTok Ads pode ampliar as estratégias de vendas, potencializando a entrega do conteúdo para o público certo.

O algoritmo do TikTok leva em consideração, na sua base, o comportamento de cada usuário. A cada interação como curtida, comentário, compartilhamento, salvamento ou visualização de conteúdo ele vai aprendendo e refinando a entrega. A funcionalidade “For You” (para você) é totalmente sobre isso.

“Entender seu nicho e fazer algo que ele goste vai ajudar a ser sugerido como conteúdo na timeline dos usuários. Outro fator importante é acompanhar as trends gerais e do seu nicho. Elas aumentam muito a chance da marca em fazer parte da conversa, otimizando a entrega”, explica Oliveira. 

O executivo também ressalta que, além da mídia paga, as redes sociais possibilitam que as marcas “ganhem mídia” de forma orgânica. Isso acontece sempre que um conteúdo gera engajamento e é amplamente compartilhado, criando um efeito viral. No TikTok, essa característica pode ser um grande diferencial para afiliados que desejam expandir suas vendas e alcançar novos públicos.

Erro ao anunciar no Tik Tok – muitas marcas cometem o erro de criar conteúdos excessivamente institucionais, sem a identidade da plataforma. Isso vale tanto para materiais produzidos internamente quanto para colaborações com influenciadores. “Empresas contratam criadores de conteúdo pela base de seguidores e estilo, mas enviam briefings engessados que limitam a criatividade e reduzem a efetividade da campanha”, pontua Oliveira.

No TikTok, o que gera engajamento são conteúdos autênticos e espontâneos, que não parecem publicidade. As marcas devem confiar no criador para adaptar a mensagem à linguagem da rede.

Como anunciar? Tudo começa pelo formato. De acordo com o especialista, o mais eficaz na plataforma é o vídeo vertical. A verba mínima para uma campanha é de US$ 50. No entanto, não existe um orçamento “ideal”. “O importante é analisar todos os canais de mídia e definir qual o papel do TikTok na estratégia da marca. Inicialmente, aloque uma pequena parte do orçamento, avalie os resultados e ajuste o investimento mensalmente”, aconselha Oliveira.

Entre as opções de anúncio, destacam-se:

Feed padrão: com compra via leilão, marcas de diferentes tamanhos podem amplificar sua mensagem na rede. É o formato mais democrático, pois possui valores mínimos mais baixos, permitindo que pequenos e médios negócios anunciem;

Top View: usado por grandes anunciantes, garante que o primeiro conteúdo que o usuário vai ver, naquele dia, ao abrir o app, é o conteúdo da marca. É ideal para grandes lançamentos, como um novo celular de uma grande empresa, por exemplo.

Top Feed: garante que o conteúdo da marca seja o primeiro no feed de quem entra no app, gerando uma quantidade enorme de visualizações. É reservada para anunciantes qualificados, marcas que além de maiores, mostraram saber usar a rede adequadamente.

Missão de Marca: A dinâmica começa com a marca lançando um desafio: por exemplo, vídeos sobre um determinado tema usando alguma hashtag específica. Após receber o retorno orgânico da sua chamada, a marca pode impulsionar com mídia os melhores conteúdos, gerando uma rede de anúncios produzidos por diferentes criadores de conteúdo e alinhada com o que engaja melhor no TikTok. Funciona para marcas mais consolidadas e com comunidades ativas na rede.

Por exemplo, uma campanha de proteção solar da L’Oréal pode engajar muito mais nesse formato do que uma da Harley-Davidson pelo simples fato de que a audiência da primeira é mais ativa no TikTok do que a segunda. Mesmo comparando marcas de extremo sucesso.

Spark Ads: permite que as marcas impulsionem vídeos orgânicos da rede, sejam os próprios, sejam os de outros criadores de conteúdo – desde que eles autorizem. É um formato que funciona para diferentes tamanhos de marca, até para pequenas. Nesse formato, o maior fator de influência é o quão engajada é a comunidade, ou tema que se explora; ou, ainda, o quão grande é o pool de influenciadores que a marca ativa.

Principais tendências – Antes de seguir qualquer trend, é fundamental distinguir tendências de modismos. Oliveira explica que tendências têm impacto prolongado, enquanto modismos são passageiros. Algumas estratégias que funcionam:

– Unboxing: desde que a internet virou social, as pessoas adoram ser transportadas para a experiência do produto;

– Reaction: reações sobre temas ou coisas tem bastante força, ainda mais quando levam para o caminho do humor;

-Dublagens: facilitam o processo de produção e podem criar conteúdos com imagens de banco ou vídeo virais;

-Músicas em alta: basta pesquisar por “TikTok”, no Spotify, que várias playlists vão aparecer. Rankings como Bilboard top 100 tem forte influência no que acontece na rede social. Por isso, unir música com conteúdo é sempre uma boa. Tomando cuidado, sempre, com direitos autorais;

– Educação: as pessoas adoram tutoriais, curiosidades. Falar sobre isso, sob a ótica da marca, pode render bons resultados;

– Bastidores: outra temática que sempre funcionou, é a de mostrar bastidores do negócio. É um bom tema para explorar não apenas de maneira institucional, mas, principalmente, com colaboradores, influenciadores e outras pessoas envolvidas com a marca.

Dica para quem está começando no marketing de afiliados – Comece hoje! O segredo para o sucesso no marketing de afiliados no TikTok é testar constantemente. Quanto mais testes, maiores as chances de encontrar formatos eficazes. “A dica é produzir conteúdos que não se pareçam com propagandas. E sempre que postar, usar links de afiliação para conseguir monetizar aquele conteúdo”, finaliza Oliveira. Quanto mais visualizações, engajamento e uma comunidade, maior a conversão e retorno como afiliado.