Home Conteúdos 3 motivos para apostar no live commerce em março Publicado em 7 de março de 2024 As lives conquistaram os brasileiros durante a pandemia e tornaram-se uma potente ferramenta de interação pela internet. “Tanto que passaram a ser utilizadas como ferramenta de vendas on-line para potencializar ainda mais os negócios, oferecendo oportunidades únicas ao vivo, durante as transmissões. São as chamadas live commerce ou e-commerce 4.0”, comenta Rafael Jakubowski, especialista em marketing e gestão comercial on-line, CEO da Sanders Digital. O conceito surgiu em 2016 na China e, globalmente, em 2023 alcançou US$ 423 bilhões em vendas, segundo estimativas da Mckinsey. “O usuário já se acostumou a assistir lives, sabe que não somente terá benefícios comerciais, mas também poderá conhecer mais sobre os produtos de interesse. Então, o empreendedor que conseguir explorar bem essa via de mão dupla criada pelo live commerce, poderá obter uma taxa de conversão de até 50% em vendas, dependendo do segmento”, ressalta Jakubowski. Leia mais 5 produtos que podem triplicar vendas em 90 dias O segredo do sucesso na publicidade online Somente no mês de março, existem diversas oportunidades para explorar o live commerce. A primeira data é o Dia Internacional da Mulher (08.03), quando todos os setores do varejo têm a oportunidade de oferecer promoções, seja de produtos ou serviços. Na sequência está o Dia Internacional do Consumidor (15.03), que também mobiliza campanhas mundiais com benefícios ainda mais atrativos. Já no dia 20 de março começa o Outono, marcando a troca de estação do ano e, com ela, promoções em diferentes áreas -beleza, moda, turismo etc-. Fechando o mês, acontece a Páscoa, movimentando especialmente as áreas de gastronomia, turismo e lazer. Jakubowski ressalta três bons motivos para o empreendedor apostar no e-commerce 4.0 para aumentar o faturamento a partir do mês de março. São eles: baixo custo com alta performance; expansão de carteira de clientes para relacionamento ao longo de todo o ano para recompra, inclusive via WhatsApp; e interação com o público-alvo para identificação de perfil, permitindo a criação de estratégias comerciais mais assertivas. O especialista acrescenta que o live commerce é uma tendência e que vai além das redes sociais. “No Brasil, já existem ferramentas que são acopladas no e-commerce, onde é possível ativar a live juntamente com uma vitrine de produtos com descontos aplicados durante a transmissão, exclusivos, já dentro do sistema, além do chat, facilitando a compra e venda”, conclui Jakubowski. Relacionadas Vendas Cashback como estratégia poderosa para vendas online Nos últimos anos, o cashback emergiu como uma das estratégias mais eficazes para engajar... Vendas Estratégias para aumentar suas vendas com o WhatsApp Segundo dados da Indigitall, plataforma omnichannel espanhola que chegou recentemente no Brasil, empresas aumentaram...