Marcio Marçal, o falcão do marketing de afiliados

Seja para vender os desenhos da irmã na infância ou 5 milhões de e-books, o que não faltou para o empreendedor digital foi ousar, com visão, velocidade e garra

Marcio Marçal

Marcio Marçal, o falcão do marketing de afiliados

 

No livro “Vendedor Falcão”, Marcos Scaldelai – responsável pela revolução na comunicação e vendas da Bombril e eleito pela Forbes um dos 12 jovens executivos de maior sucesso no Brasil – faz uma comparação interessante entre um profissional de vendas e um falcão. O autor acredita que um vendedor deve ter os três principais atributos do predador: visão, velocidade e garra. E mais: brilho nos olhos, senso de urgência, espírito empreendedor e excelência. Para Scaldelai, o “vendedor-falcão” é aquele que acredita no seu potencial, quer ser “o cara”, é quem sempre pensa mais longe e supera expectativas sem criar dificuldades para atingir seu objetivo. Se há “vendedores-falcão” no universo do marketing de afiliados, certamente, Marcio Marçal, CEO da 7Play, é um deles.

O menino, que aos sete anos de idade teve a primeira experiência comercial vendendo desenhos feitos pela irmã aos vizinhos, cresceu e, com apenas 31 anos, faturou em 2017 R$ 45 milhões com apenas um produto (um suplemento para perda de peso) – e em apenas cinco meses. Mas como acontece com muitos empreendedores do Brasil, até se tornar referência no mercado de atuação, Marçal percorreu um longo caminho.

Na adolescência, fez um pouco de tudo. Trabalhou como entregador de jornal, garçom, como atendimento em uma lan house e foi até supervisor de suporte técnico em uma revenda de gás. Mas a sua mente inquieta não se adaptou ao sistema de trabalho tradicional. Foi, então, que resolveu desbravar novos horizontes.

Seu primeiro contato com o universo online foi por meio de um cliente que o questionou sobre o seu conhecimento à respeito de marketing digital e de afiliados. A virada de chave na vida de Marçal viria a partir daquela provocação.

Observador e visionário, como um falcão, decidiram que, depois de identificar as lacunas e oportunidades deste mercado poderia começar a construir uma história de sucesso. O primeiro passo prático foi a cocriação de um e-book com um método de emagrecimento, o Plano Detox, que conquistou mais de 60 mil clientes, em apenas 12 meses, até chegar à casa de 5 milhões de pessoas alcançadas e convertidas em vendas.

Para repetir o sucesso e ampliar a rede de produtos de alta conversão, ainda em 2017, o carioca criou a 7Play, uma agência de marketing digital que investe na criação de ferramentas próprias para a distribuição das mercadorias em plataformas digitais, com foco no parceiro, no cliente final e na qualificação dos afiliados. Com a abertura da 7Play outro sucesso estava a caminho, o QuitoPlan, um suplemento para a perda de peso que já nos cinco primeiros meses rendeu R$ 45 milhões.

Em entrevista exclusiva para a Afiliados Magazine, Marcio Marçal, um verdadeiro “falcão do marketing de afiliados”, conta os desafios enfrentados na sua escalada para o sucesso e revela como se tornou referência para muitos profissionais e empreendedores digitais.

Afiliados – Como teve início o interesse pelo marketing e pela internet?

Marçal – Sempre gostei do tema comunicação e considerava interessante vender. Percebi que a comunicação era a venda e que poderia comercializar em grande volume, impactando muitas vidas. Quando entendi que conseguiria fazer isso com a ajuda da internet, foi só unir a paixão com a tecnologia. A venda sempre esteve em mim. A internet foi o motor para impactar mais gente ao mesmo tempo.

Afiliados – Como teve início a criação da SIM ProArte?

Marçal – Comecei a me interessar por design e decidi vender cartões de visita e panfletos. Um candidato a vereador me contratou para fazer santinhos e, a partir deste trabalho, outros clientes surgiram, pedindo a mesma coisa: santinho político. Como não tinha empresa, então, resolvi abrir a SIM ProArte.

Afiliados – E quando começou a jornada como afiliado?

Marçal – Depois dos santinhos, a SIM ProArte começou a trabalhar com desenvolvimento de sites para várias pessoas. Eu conheci o mercado do marketing digital e o mercado de afiliados por intermédio de um cliente, que me indagou sobre o assunto. Pesquisei o tema e entrei nesse universo. Escolhi os produtos que existia em cada plataforma, como se estivesse selecionando os meus próprios clientes. No primeiro mês eu consegui R$ 2.157,93. No segundo, faturei R$ 10 mil. Foi quando eu comecei a entender a engrenagem do mercado.

Afiliados – E Plano DETOX?

Marçal – O plano DETOX surgiu a partir do momento em que criei uma isca na internet sobre “detox”. Minha sugestão foi: “10 sucos detox para emagrecer, para exterminar gordura”, com objetivo de capturar leads de um blog. A partir desta ação, os meus clientes começaram a emagrecer e não davam mais importância para os outros itens que eu vendia. Entendi o que estava acontecendo e tive a ideia de criar um produto detox.
Ao mesmo tempo, comecei a me aborrecer com algumas coisas que aconteciam no mercado, como produtores que não ajudavam nem treinavam os afiliados. Com a minha esposa, Sabrina, listei tudo o que acredita que deve ria mudar no setor e me me associei a uma pessoa, com quem desenvolvi o Plano DETOX. Percebi muitas falhas no gerenciamento de pessoas, de parceiros e de qualificação.
“Faço o meu trabalho para gerar resultado para os meus parceiros e funcionários. Ser referência foi como um efeito colateral. Mas, hoje, entendo a responsabilidade e reconheço a missão. A 7Play está disposta a se manter à frente, mudando e abrindo novos horizontes, e isso é motivo de orgulho.”
A intenção inicial era faturar R$ 10 mil por mês, mas em apenas seis meses o e-book explodiu em vendas na Hotmart. Mudamos de plataforma e, em 60 dias, o infoproduto tornou-se sucesso na Monetizze. Conquistamos a placa de 250 mil, 500 mil e 1 milhão de produtos vendidos. Dois meses depois, tínhamos a placa de 5 milhões. No primeiro ano, o Plano DETOX teve mais de 60 mil clientes e explodiu muito rápido. O meu sentimento era de orgulho com todo esse sucesso: tinha criado um monstro, sem ser especialista no assunto.

Afiliados – Como teve início a 7Play?

Marçal – Tínhamos o Plano DETOX, mas sabíamos que ele tinha prazo de validade. A empresa foi concebida para expandir nosso negócio e criarmos uma rede de produtos. As pessoas conheceram a 7Play durante o Afiliados Brasil de 2017. Hoje, temos 50 funcionários e nosso foco é criar produtos de qualidade, preparar os nossos parceiros para que tenham bons resultados e entregar as melhores mercadorias para o cliente final.

Afiliados – Vocês planejam lançar algum produto?

Marçal – A 7Play sempre tem projetos em andamentos, mas é segredo. O motivo de nunca revelar o que estamos fazendo é porque sempre vai ser um passo novo para o mercado. Soa arrogante, mas é verdade.

Afiliados – O que você acha que foi mais decisivo para o seu sucesso e crescimento profissional?

Marçal – Coragem, ausência de medo e o fato de querer estar sempre um passo à frente dos outros. Sem dúvida, são essas três coisas.

Afiliados – Como é ser considerado referência no mercado?

Marçal – No início, eu não gostava. Faço o meu trabalho para gerar resultado para os meus parceiros e funcionários. Ser referência foi como um efeito colateral. Mas, hoje, entendo a responsabilidade e reconheço a missão. A 7Play está disposta a se manter à frente, mudando e abrindo novos horizontes, e isso é motivo de orgulho.

Afiliados – Por que investir e fomentar o mercado de afiliados?

Marçal – Há dois anos, o segmento de afiliados começou a ser discriminado por conta de alguns empresários que começaram a crescer e desqualificar quem se dedicava ao ofício. Na minha opinião, o afiliado é a peça propulsora e a 7Play quer resgatar esse magnetismo. Acredito que os vendedores porta a porta vão migrar para a internet e, em vez de se associarem a grandes empresas, procurarão as marcas que estão prontas para entregar soluções de forma online.

Afiliados – Qual a dica para quem quer investir neste mercado? Qual o primeiro passo?

Marçal – O primeiro passo é ter um computador (risos). O grande problema do marketing de afiliados no Brasil, e no mundo, é que as pessoas querem começar a trabalhar na área, mas não entendem a essência, a venda. Se você não sabe vender, não vai conseguir comercializar pela internet. As pessoas não procuram entender como funcionam as vendas e a cabeça do ser humano, por isso a maioria não dá certo.

Afiliados – Como avalia o mercado de afiliação brasileiro atualmente?

Marçal – O mercado brasileiro evolui a uma velocidade intensa e está se profissionalizando cada vez mais. Acredito que a 7Play e o Afiliados Brasil são responsáveis por isso. O Brasil é muito promissor, pois é fácil trabalhar com venda em um país com 200 milhões de habitantes e 51% da população conectada.

PING PONG
Data de nascimento: 04/06/1986
Origem: Rio de Janeiro
Livro preferido: Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie
Filme preferido: À procura da felicidade
Aplicativos que mais usa: Facebook, Instagram, YouTube, Slack, Whatsapp, IFood
Comida preferida: Lasanha
Como tem que ser a família: Unida
Sonho já realizado: Ter uma empresa milionária em uma mansão e poder trabalhar de chinelo
Sonho que ainda pretende realizar: Ter uma empresa bilionária multinacional em um prédio próprio.
Principal qualidade: Persistência
Principal defeito: Teimosia
Uma palavra: Resiliência
O que é ser feliz: Constatar que, de alguma forma, transformei a vida de alguém ou ajudei alguém a atingir a felicidade
Um exemplo de vida: Silvio Santos
Marcio Marçal por Marcio Marçal: Altruísta