Netshoes revitaliza programa de afiliação

Movimento reforça o quanto o segmento de esportes e afiliados formam uma parceria ganhadora

Netshoes revitaliza programa de afiliação

O segmento de esportes entrou na pauta do Afiliados Brasil 2023 em um painel que teve a participação da gerente de marketing da Netshoes, Gabriele Claudino, da senior manager da Rakuten Advertising, Bruna Nobre, do co-fundador do portal MKT Esportivo, Fernando Bunker, e da gerente de contas do Méliuz, Malu Tolentino.

Conduzido por Bruna, o painel destacou as vantagens do universo esportivo para os afiliados e as opções que a gigante Netshoes oferece para quem quer empreender no marketing digital.

Uma coisa é certa: os grandes marketplaces do varejo esportivo já incorporaram a parceria com afiliados nas suas estratégias de crescimento. A Netshoes, maior e-commerce esportivo do país, com mais de 30% de market share, e que em 2019 passou a fazer parte do Magalu, acaba de revitalizar o seu programa de afiliação, o Parceiro Netshoes.

O programa oferece 13% de comissão a cada venda realizada e gera oportunidades de ganhos anunciando e vendendo os produtos da Netshoes por meio de seu próprio site ou compartilhando os links de produtos e campanhas da empresa por intermédio das suas redes de contato.

A plataforma da Netshoes identifica quando um visitante chega à Netshoes através do site afiliado e realiza uma compra e, assim, consegue validar a porcentagem em cima da venda e repassar o seu lucro. A plataforma também realiza todos os processos de pagamento e cobrança entre a Netshoes e o seu site, além de administrar toda a parte burocrática, operacional e contratual envolvida na campanha.

“Atuo nas frentes de branding e performance, na qual fica a vertical de afiliados. Temos 7 milhões de clientes ativos na base e agora o desafio é manter esse ritmo de crescimento. O objetivo é crescer no marketplace, que pode beneficiar os milhares de lojistas e tem um potencial infinitamente maior do que comprar e revender produtos. Em dois anos, as vendas de marketplace cresceram 50% e passaram a representar 30% do faturamento, quando comparamos a venda de marketplace com a de produtos nossos. Essa estratégia rentabiliza melhor o negócio, reduz o custo de estoque parado e outros custos de operação. Os afiliados são estratégicos nesse caminho”, detalha a gerente de marketing da Netshoes, Gabriele Claudino.

Ela conta que, além de repaginado, o programa Parceiro NetShoes tem uma nova vertical: a que envolve também profissionais que tenham influência no meio esportivo, por exemplo educador físico, personal trainer, nutricionistas etc. “Sabemos que esses profissionais têm um poder de influência grande e faz todo sentido monetizá-los por isso e ajudá-los com renda extra. Junto com a Rakuten, identificamos uma oportunidade gigante de lançar um programa nessa nova versão, oferecer conteúdo relevante para a audiência, e nos ajudar também a aumentar a nossa base de revendedores Netshoes”.

Conteúdo e tecnologia
À frente do portal MKT Esportivo, Fernando Bunker conta que trabalha com o Netshoes há mais de 10 anos. “Testamos muitas coisas e fomos aperfeiçoando a combinação de estratégias para incentivar a conversão. O importante é analisar os resultados de cada ação, para determinar qual é a mais assertiva. O apoio da Rakuten Advertising é fundamental para o nosso trabalho como afiliados, especialmente no momento da pandemia, para entender e definir como seguir. A gente sempre teve altos e baixos, mas de um tempo para cá passamos a produzir muito conteúdo de reviews de produtos esportivos e, por termos muita autoridade no assunto, conseguimos nos posicionar muito bem e isso nos dá confiança de conquistar um crescimento exponencial com a Netshoes”.

Cashback
Uma das estratégias em uso no Netshoes é o
cashback. A Malu Tolentino, gerente de contas do Méliuz, plataforma de cashback e outros serviços do universo financeiro com mais de 26 milhões de cadastros, diz que, embora seja muito recorrente como estratégia, o cashback não é a única opção no e-commerce hoje em dia. “Fundamental mesmo é contar com times de tecnologia para dar suporte às estratégias customizadas para cada cliente. Temos equipes especializadas em growth, CRM, em estratégias, desenvolvedores, que todos os dias testam como performar melhor e trazer melhores resultados”.

Ela lembra que, ao iniciar as estratégias com o cashback, ficou claro que a comunicação era determinante. “O brasileiro é mais desconfiado com o cashback. Foi muito importante ensinar os consumidores a usufruírem da modalidade. Criar o desejo de consumo facilita que a conversão seja mais rápida e todos ganham. Os anunciantes também aprenderam a colaborar com mais rapidez”.