Home Conteúdos Todd Brown ensina como se destacar na multidão do marketing digital Publicado em 21 de dezembro de 2023 Quando se trata de marketing digital, a autoridade de Todd Brown, CEO da Todd Brown Inc., é inquestionável. Não é à toa que ele é considerado expert em engenharia de campanhas lucrativas para aquisição de clientes. Aliás, um dos seus livros, o Método E5, é sucesso em todo o mundo. “Personalidade, experiência, histórico, credenciais, história, reviews, cases, depoimentos, nada disso é mais suficiente para vender na Internet nos Estados Unidos. E em breve também não será no Brasil. Preparem-se: a única saída para não desaparecer entre tantos outros é a diferenciação. Vocês precisam desenvolver uma estratégia para mostrar ao seu público o que faz o seu produto ou serviço ser radicalmente diferente dos demais e porque é vital que esse produto ou serviço seja adquirido o mais rápido possível” A tarefa não é fácil. O bombardeio de mensagens é incessante. Mas Brown dá o caminho das pedras para se sobressair. “É preciso estar certo de que o seu público sabe o que os seus produtos ou serviço têm de diferente quando comparado com os da concorrência. Como você responderia essa pergunta: o que o meu produto tem de diferente? Você e o seu público têm que saber isso. É muito comum para quem está no mercado pensar que o seu produto é o melhor do mundo e que é óbvio que as pessoas reconhecerão essa superioridade. Cuidado! Existem zilhões de opções de produtos no mercado hoje, que podem ser, inclusive, melhores do que o seu. Saiba dizer porque o seu é a opção que deve ser comprada, caso contrário, seu negócio está fadado a morrer”. Leia também: MARKETING É SABER O QUE PENSAM E O QUE QUEREM OS CLIENTES USP e UM Para diferenciar-se, Brown ensina duas maneiras. A primeira é desenvolver uma proposta exclusiva de vendas, que ele batizou de USP (Unique Selling Proposition). Trata-se de identificar as características que só você, seu produto ou serviço tem e sobre os benefícios exclusivos que apenas o seu cliente receberá ao concluir a compra. “É difícil reunir benefícios únicos e inéditos porque estão mais associados a tecnologias disruptivas, como o UBER quando se instalou: era um serviço novo, que oferecia vantagens que não existiam até então. Era a USP perfeita, mas hoje existem serviços similares. Por isso vou falar da segunda maneira de se diferenciar, que é ter um mecanismo único, chamado de UM (Unique Mechanism)”. O UM é sobre como você, seu produto ou serviço funcionam para entregar o resultado que a proposta de venda promete. Dois aspectos são fundamentais para o UM de sucesso: clareza em descrever como meu produto funciona e as razões que garantem a entrega dos benefícios prometidos e o nome dado ao produto ou serviço. “Mas quero deixar uma coisa bem clara: é muito mais importante que a sua audiência compreenda como seu produto funciona do que qual é a marca/ nome do seu produto. Descreva com inteligência e riqueza de detalhes como o seu produto consegue entregar o que promete. Não basta dizer que somos o número 1 no mercado, é preciso explicar”. Para conseguir fazer isso, Brown sugere olhar para a concorrência, identificar o que está fazendo e fazer diferente. “Como estão tratando o produto que estão vendendo, o que estão dizendo, como argumentam. Muito bem: façam diferente!” Já com relação à definição da marca do produto, Brown diz que é uma etapa importante, mas é secundária. “Seu cliente vai lembrar primeiro dos benefícios que recebeu ao usar o seu produto, da rapidez com que conquistou esses benefícios e de como a solução que você oferece funciona e só depois vai fixar a sua marca na mente. Não é a marca que fará diferença. O dinheiro não está na marca. Mas fica a dica: O nome do seu produto não pode ser baseado em um benefício ou que traduza autopromoção pura e simples. Tem que ser legítimo, confiável, respeitável” Outra estratégia importante é incluir na sua campanha o elemento que dará ao seu cliente a esperança de que com o seu produto enfim atingirá o que tanto deseja. “As pessoas querem coisas diferentes. Elas não compram produtos iguais. Por isso é tão importante ser diferente, ter um processo diferente, uma fórmula inovadora, um elemento, tecnologia nunca vistos que os faça acreditar que agora, com este produto, vai funcionar… Entendem?” Relacionadas marketing digital Marketing digital: seis tendências a serem investidas em 2024 Ano novo, novas metas e planos. É muito comum que, neste período, as empresas... marketing digital Thing or Two chega ao Brasil Entender e atuar em um mercado de grande porte, multifacetado e em constante transformação...