Home Conteúdos Transforme a negativa do cliente em “sim” Publicado em 10 de outubro de 2023 Todos sabemos que empreender não é tarefa fácil, requer resiliência e muita dedicação. Talvez, um dos principais desafios do empreendedor seja lidar com uma das frases mais usadas pelos clientes: Não tenho dinheiro! Afinal, quem nunca ouviu que seu produto é bom, mas está fora das possibilidades financeiras? Para mudar essa história, Luciana Fiaux, CEO e Expert da Realize, ensina um método definitivo para dominar o “sim” e conquistar o cliente. Conhecida como a “personal trainer da vida financeira”, desde 2015 Fiaux ajuda pessoas a saírem do vermelho e a multiplicarem seu dinheiro. Ela é considerada uma das 10 educadoras financeiras mais influentes no Instagram, segundo a Financer Brasil. Luciana assume que é uma “ex-enrolada” financeira, que venceu as barreiras e agora é uma educadora de sucesso que trabalha como infoprodutora e vende para quem não tem tantos recursos. No ano passado, a empresa faturou quase 9 milhões. “No começo, eu ouvia muito que morreria de fome por focar no público que não tem dinheiro, mas era a minha paixão, eu acreditava no método e persisti”. Um ponto importante colocado pela palestrante é entender que as pessoas não precisam de dinheiro para comprar. Existem várias formas de convencer o cliente além das questões financeiras. Vamos entender melhor mais adiante. Leia Também: Afiliado, acorde, você tem uma empresa! Como planejar um lançamento de 8 dígitos? Mas, para começar, vamos entender o que faz Luciana acreditar que NÃO contribuiu para o resultado: Não parcelar em boleto A especialista não faz parcelamento no boleto para seus lançamentos. De acordo com ela, nesse tipo de compra a pessoa não se compromete com o produto e acaba apresentando menos resultados. No cartão, como interfere diretamente no limite, os alunos se dedicam mais ao curso. Não focar em um só público e otimizar o tráfego Luciana não focou no público que poderia pagar, mas sim ampliou o curso para públicos com diferentes faixas de renda. Não dar desconto no primeiro dia Mesmo que hoje faça esse tipo de promoção, já que fecha o carrinho no primeiro dia, a especialista conseguiu ter êxito sem utilizar esse artifício no início e provou que é possível. O sucesso, na visão dela, é entender cada negativa recebida. O que está por trás do não: As principais motivações para as pessoas falarem não para o curso de Luciana são: Falta de necessidade; Falta de tempo; Falta de confiança; Falta de dinheiro. E essas são objeções universais. Luciana destaca que é importante fazer uma lista de todas as negativas que você pode receber em relação ao seu produto, desde a mais genérica, até a mais específica. Depois, é importante classificá-las. Exemplos de objeções específicas: Estou pagando outra coisa; Nessa semana não posso; Está caro; Meu marido não concorda com a compra; Estou sem cartão; Tenho que pensar melhor. Notou que todas essas objeções específicas são oriundas das negativas universais? É por isso que Luciana explica que o ponto de atenção está na palavra falta. “Essa palavra sempre acompanha as objeções, é sempre falta de algo: falta de dinheiro, falta de tempo, falta de segurança . Isso reflete, na verdade, a falta de valor do seu produto. Mostra que o que você está oferecendo de fato não tem valor para aquela pessoa. Lembre-se: preço é diferente de valor” Ela complementa que é uma das principais responsabilidades do vendedor mostrar com toda a força o valor de seu produto. E o que fazer? Não adianta se desesperar, pois não é possível zerar as objeções em relação ao produto. De acordo com Luciana, o que precisamos entender é que essas negativas são necessárias, pois somente conhecendo elas à fundo é que podemos quebrá-las. Por isso, é importante estar disposto a ouvir. “A objeção é uma dúvida quanto ao valor do seu produto. Descubra a dúvida e mostre valor, assim, seu produto se tornará uma prioridade para seu cliente” Ela destaca três elementos criadores de possibilidades que devem ser potencializados: dinheiro, criatividade e persistência. Lembre-se: a criatividade é uma forte aliada quando a objeção é sobre dinheiro. Um exemplo prático disso foi a criação do Dominometro, um contador online que mostra o total de dinheiro a mais na vida dos alunos da educadora após o curso “Domine suas finanças”. A profissional conseguiu dar materialidade a algo até então inespecífico, o que gerou mais estímulo e interesse do público. Hoje, o Dominometro está em R$13.389.314,19 e acumula depoimentos de alunos que obtiveram sucesso no curso. Avalanche de provas As provas sociais são indispensáveis na tomada de decisão, e Luciana entendeu bem isso. Ela transformou os depoimentos recebidos em modelagem, fornecendo aos novos leads um passo a passo com foco na experiência dos próprios alunos. Veja um exemplo de chamada utilizada pela profissional para uma de suas lives: “Professora saiu de 137 mil reais em dívidas em 3 meses e virou investidora”. Dessa forma, ela explora o método em lives e fornece senhas para os próximos eventos do tipo. “Estamos trabalhando aqui com exemplos reais, são as próprias pessoas que contam sua história de sucesso com o método. O que fazemos é separá-los em grupos e utilizar uma modelagem que atraia outros alunos na mesma situação” Outra dica de ouro dada pela personal da vida financeira é fazer vídeos que respondam a cada objeção, além de uma ação de remarketing para essas pessoas. Quando ela diz que não é preciso ter dinheiro para comprar seu curso, não é à toa. Os alunos contam as mais diversas experiências de aquisição. Alguns se matricularam usando o limite do cartão, empréstimos, antecipação do 13º e até sócio patrocinador. “O foco aqui é mostrar o valor do curso, não o preço. O investimento pode ser recuperado poucos meses depois” Dicas importantes da expert: Tenha um banco de dados de resultados; Colecione depoimentos; Faça uso de recursos como ligações automáticas para os alunos. É uma forma de estímulo e humanização; Forneça um bom suporte pós-vendas; Priorize a dúvida: será mesmo que isso vai funcionar? E pronto. Agora é só se preparar para mapear as objeções em relação ao seu produto e focar no sucesso! Por Aline Porffirio Relacionadas Vendas Cashback como estratégia poderosa para vendas online Nos últimos anos, o cashback emergiu como uma das estratégias mais eficazes para engajar... 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