Upstream tem taxa de crescimento positivo pelo 6º ano consecutivo

Publicado em 11 de janeiro de 2024

A Upstream, empresa global de tecnologia de marketing, anunciou taxas de crescimento positivas pelo 6º ano consecutivo durante sua reunião anual de estratégia, aberta a todas as pessoas ao redor do mundo.  Na ocasião, a equipe de gestão da Upstream, definiu novas metas estratégicas com o objetivo de promover um crescimento ainda maior da empresa nos anos futuros.

Apesar das condições desafiadoras de 2023, a Upstream deve encerrar o ano com um aumento do EBITDA/ Lajida (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) 10% maior em relação ao ano passado. Além disso, estima-se que sem as flutuações bruscas da moeda e pressões inflacionárias em mercados emergentes como Nigéria e  África do Sul, uma parte fundamental das operações da Upstream,  os resultados econômicos da empresa seriam 30% maiores.

Vale ressaltar que, desde 2018, a Upstream tem sustentado uma impressionante CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composto) de 12,4% sobre seu EBITDA. Já tendo projetado previsões positivas substanciais para o desempenho financeiro da empresa em 2024, a estratégia de crescimento da Upstream para os próximos anos se baseia em três pilares principais.

O primeiro pilar gira em torno do aprimoramento do seu marketing tecnológico, com a criação de novas tecnologias, serviços e produtos. Um ponto chave nesse trajeto foi a introdução da plataforma de marketing móvel da Upstream, chamada Grow, na África, em parceria com a principal operadora de telefonia móvel do continente. Esse avanço resultou em uma evolução significativa da plataforma, que agora abrange uma gama mais ampla de canais de comunicação e incorpora funcionalidades inéditas.

O segundo alicerce da estratégia da Upstream está centrado na ampliação dos ramos de atividade nos quais a empresa oferece seus produtos e serviços. Recentemente, a Upstream expandiu sua atuação para setores emergentes, incluindo e-commerce, educação, bens de consumo de rápido giro (FMCGs), jogos eletrônicos, entre outros. Um dado relevante é que, em 2019, 98% da receita da empresa originou de suas parcerias com operadoras de telefonia móvel, enquanto somente 2% vinham de cooperações com companhias de diferentes setores. Já em 2023, foi possível identificar uma significativa transformação: 64% das receitas são provenientes do setor de telecomunicações e 36% de variadas empresas que utilizam a plataforma de marketing móvel da Upstream para engajar seus clientes. Essas estatísticas ilustram o constante desenvolvimento e diversificação do portfólio de clientes e produtos da Upstream.

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No que diz respeito ao comércio eletrônico, em 2023, a Upstream registrou um crescimento seis vezes maior na receita obtida no segmento em relação ao ano anterior. Atualmente, a empresa se destaca com uma base de clientes considerável no mercado brasileiro de e-commerce, que é notavelmente um dos mercados que mais crescem nessa área em escala global.

O terceiro pilar, com foco em uma perspectiva mais ampla e de longo prazo, está relacionado ao fortalecimento da presença mundial da Upstream. A meta é expandir para além dos mercados emergentes, que têm sido o palco principal de suas operações tradicionais. A intenção é ingressar nos mercados mais desenvolvidos e posicionar-se como concorrente entre as principais empresas globais no setor de tecnologia de marketing.

“Nossa visão é estabelecer a Upstream entre as principais empresas de tecnologia de marketing do mundo, e estamos trabalhando ativamente para essa direção. Não há limitações que nos confinam aos mercados onde já estamos presentes. Em vez disso, vemos o mundo inteiro como nosso campo de operações. Nossa missão é fornecer tal valor aos nossos clientes que eles consideram nossa tecnologia essencial para aumentar suas receitas e promover seu crescimento”, observa o CEO da Upstream, Dimitris Maniatis.

Ele ainda acrescenta: “Por trás da tecnologia que produzimos estão as nossas pessoas. Nosso sucesso comercial é o resultado da cultura que todos nesta empresa compartilham. Não só não temos medo de riscos, mas também corremos riscos. Desta forma, constantemente ultrapassamos os limites do que é alcançável, introduzindo novas inovações no mercado.”