6 passos para aplicar o influencer marketing no seu negócio digital Quer aprender como usar influenciadores digitais na sua estratégia de marketing? Caio Rodrigo, CEO da Nutreno mostra o passo a passo que vai alavancar as vendas e gerar valor para a sua marca Abaixo Home Conteúdos Você sabe como o influencer marketing funciona? Não!? É só pensar em quantas vezes você comprou um produto ou contratou um serviço por influência de alguém na internet. Pensou? Agora imagina isso aplicado no seu público alvo para promover o seu negócio digital. Ainda não está convencido!? Vamos aos números! Dados divulgados por uma pesquisa do Instituto QualiBest impressionam. Dos 4.283 internautas brasileiros entrevistados 71% afirmaram seguir algum influenciador digital e para 49%, os influenciadores são a SEGUNDA fonte de informações para a tomada de decisão na compra de um produto. Curtiu?? Saiba que existe um potencial gigantesco no influencer marketing para gerar mais vendas e valor para uma marca, mas poucos são os que estão aproveitando! O artigo a seguir vai mostrar em 6 passos como você pode utilizar o influencer marketing como um profissional. E quem vai contar isso pra você é o Caio Rodrigo, CEO da Nutreno. Um oceano inteiro, mas poucos barcos navegando “O influencer marketing, ou seja utilizar em ações influenciadores com o objetivo de tornar o seu produto mais atraente, é um oceano azul pouco explorado pelo mercado no Brasil”, Caio Rodrigo. O influencer marketing funciona apoiado em três bases: 1- Influencer marketing (é essencial ter habilidade de negociação!). 2- Facebook Ads. 3- Remarketing. Vamos ao passo a passo do processo para utilizar o influencer marketing 1- Encontre os influenciadores com o maior potencial em trazer vendas e credibilidade ao seu produto Faça uma divisão com os tipos diferentes de influenciadores baseado nos perfis. Por exemplo, tipo A os com + de 1 milhão de seguidores, tipo B com +200k, tipo C com +20k e Tipo D +Ok. Você precisa entender qual influenciador tem o maior alcance com a sua audiência, ou seja, vai “conversar” melhor com o público alvo do produto que será promovido. Caio Rodrigo explica que existem ferramentas nacionais e internacionais que podem ajudar neste processo de encontrar influenciadores. No entanto, o mais efetivo ainda é a forma manual. “Uma dica é focar inicialmente em perfis com 200/500k de seguidores. No geral, são mais acessíveis e possuem nichos específicos. E lembre-se: a quantidade de seguidores não significa qualidade, comprar seguidores é muito fácil, é preciso estar atento ao engajamento que é obtido pelo perfil”. 2- Contatar os influenciadores Chegou a hora de contatar por email os influenciadores que você identificou como mais próximos do público alvo que você quer atingir. Caio Rodrigo aponta ferramentas como a woodpecker, que faz o envio e o follow-up automático de emails, para facilitar o gerenciamento de todos os contatos realizados. “Os primeiros emails de contato com o influenciador devem ser acompanhados e reenviados com periodicidade, porque eles recebem milhares de emails todos os dias. Portanto, tenha cuidado para o seu não ficar ‘perdido’ no meio de outros”. E como deve ser escrito esse email? Você deve apresentar o produto e indicar que gostaria que o influenciador criasse algum conteúdo em troca do produto, mas deixando claro que não há obrigação de postagem. Segue um exemplo: “Nós adoraríamos que você criasse algum conteúdo para usarmos em nossa conta em troca do produto. Não há obrigação de postar na sua página, mas se você amar o nosso produto, será um prazer ter o nosso produto em seu perfil. Estamos ansiosos para saber o que você pensa sobre isso e informe se tiver alguma pergunta”. 3- Envie o presente para o influencer. Seja criativo! Surpreenda! Bom, agora que o contato inicial já está feito, você pode enviar o produto! O importante aqui nesta etapa é ser criativo e investir na personalização do presente. Uma caixa bem elaborada, opções do produto e não esquecer de enviar uma carta personalizada e assinada. 4- Negocie potenciais parcerias Agora é o momento de colocar em prática a habilidade de negociação. O influencer já te conhece, recebeu o presente, então é hora de partir para a negociação de uma parceria. O que tem que ser conversado: os canais onde o influencer vai falar do produto (youtube, instagram, facebook), em quais formatos (stories, feed, vídeo review) e o preço da ação (permuta, pagamento único, 50/50). 5- Poste as melhores fotos no seu perfil 90% dos influenciadores que receberem o presente com o produto vão postar sobre isso, seja no stories, feed, vídeo…logo, mesmo que não consiga fechar uma parceria efetiva, você pode postar as melhores fotos no seu perfil para promover a marca. “Um potencial cliente que está na dúvida, pode ser influenciado apenas pelas imagens”, Caio Rodrigo. 6- Crie anúncios pegando carona na influência de seus parceiros Agora você vai ganhar dinheiro!!! São três consequências ao criar anúncios pegando carona na influência de seus parceiros: CTR gigante, CPC baixo e ROI monstro. “Isso é utilizar o influencer marketing vinculado ao tráfego pago”, Caio Rodrigo. Influencer marketing não é escalável como o marketing direto? MITO! Curtiu as dicas do Caio Rodrigo? Já sabe como vai utilizar o influencer marketing para alavancar suas vendas??? Comente! Relacionadas Comunidades Marketing CM Summit debate marketing de comunidades De 25 a 27 de outubro de 2023, especialistas em marketing, negócios e gestão... Marketing MARKETING É SABER O QUE PENSAM E O QUE QUEREM OS CLIENTES Uma das maiores autoridades no mundo em criar campanhas lucrativas para atrair clientes, Todd...