Afiliados Brasil: segundo dia é marcado por conteúdo impactante das palestras

Um exemplo é a apresentação de Rafael Carvalho, Cofundador da HeroSpark. Ele divulgou pesquisa projetando que, neste ano, os gastos globais com Marketing de Afiliados chegarão a US$ 14,3 bilhões e subirão ainda mais para US$ 15,7 bilhões em 2024

Afiliados Brasil: segundo dia é marcado por conteúdo impactante das palestras

Muito conteúdo com os principais especialistas em negócios digitais marcou a programação do segundo dia de Afiliados Brasil 2023. O evento, que acontece até sábado (27), em São Paulo, celebra os seus 10 anos de existência com um público recorde de 7 mil profissionais nos três dias de congresso.  

Pesquisa apresentada em palestra por Rafael Carvalho, Cofundador da HeroSpark, estima que, neste ano, os gastos globais com Marketing de Afiliados chegarão a US$ 14,3 bilhões e subirão ainda mais para US$ 15,7 bilhões em 2024. O estudo revela que o varejo é o nicho de afiliados com a maior porcentagem de receita (44%). Em seguida, vem telecomunicações (25%) e viagens e lazer (16%). O percentual de utilização de canais afiliados divide-se em blogs (27,8%), review sites (18,7%), coupon sites (14,8%), newsletter (7,2%) e sites editoriais (6,3%).

“Muita gente acha que os blogs são ultrapassados, que não são mais utilizados. A tendência do mercado mostra justamente o contrário. É preciso muito cuidado com ideias que são vendidas como verdades absolutas, mas que desconhecem a realidade do mercado”, afirmou Rafael Carvalho.

Outro exemplo parecido foi apresentado por Betina Wecker, cofundadora e VP de Novos Negócios da Appmax, que também palestrou nesta sexta. “Atendimento humano aumenta nosso potencial de vender. Existe robô, Chat GPT, mas é o atendimento humano que, de fato, consegue quebrar as objeções do potencial comprador. Muita gente acha que telefone não funciona mais, mas provamos que sim nas nossas estratégias. Um cliente nosso teve um faturamento de aproximadamente R$59 milhões com um produto, sendo que, desse total, cerca de R$35 milhões foram conquistados com ações de recuperação por meio de ligação telefônica”, explicou. 

Em palestra, Iuri Meira Rabelo, CEO do Grupo Sideral, afirmou que só existem duas certezas para o futuro do marketing digital no Brasil: a sofisticação e a seleção natural. “A única regra, o único segredo para sobreviver nos próximos anos é ter senso crítico. E o que é senso crítico? A capacidade de desafiar o status quo, ou seja, o que se espera de padrão”.

MICHA MENEZES

Vendas
Ao abordar o novo caminho para escalar as vendas de um produto de alto ticket, o especialista em Métricas e Conversão, Marcos Eduardo, destacou a importância do entendimento de que existe uma diferença entre marketing e vendas: “Você precisa contemplar isso dentro da sua estrutura. Hoje, com o aumento do digital, o marketing contribui muito para prospecção e efetivação junto ao comercial, mas existe essa divisão. Cada setor exige de você comportamentos, estratégias e ações para gerar resultado e alcançar objetivos”. 

Ele frisa que o Marketing levanta a bola, enquanto as vendas cortam. “Se consegue aplicar isso no que está fazendo, vai ter uma empresa crescente, um produto lucrativo. Não dá para lutar com o que a história ensina pra gente”, salientou. O especialista em estratégias de funil de vendas, Micha Menezes, destacou que é preciso variar os criativos em uma estratégia de vendas. “Muitos só pensam em mudar os anúncios, quando o que está em campanha para de performar. O ideal é pensar de outra forma, tentando criar o anúncio campeão toda semana”, comentou.

Para conseguir resultados mais expressivos e de longo prazo nos negócios, o diretor de Operações da Kiwify, Guilherme Grandino, reforça que as principais tarefas a serem executadas são contratar, manter colaboradores e desenvolver processos para todas as tarefas. “O momento certo de fazer a primeira contratação é quando você, que é o proprietário, precisa estar focado em estratégias de crescimento da empresa e menos na parte operacional”, explica.