Como fazer a inteligência artificial trabalhar para você?

Publicado em 26 de novembro de 2024

 inteligência artificial

“Você não será substituído por uma IA, mas por pessoas que sabem usá-la”. É partindo desse alerta que o especialista em Marketing por Dados e Performance Digital, Rodrigo Nascimento, lança IAfique-se ou Morra – Como fazer a inteligência artificial trabalhar para você pela DVS Editora.

A obra guia os leitores em um cenário em que a adoção da Inteligência Artificial não é mais uma questão de “se”, mas de “quando” e “como” ela será implementada para alavancar os pilares essenciais de produtividade, performance e inovação em equipes e empresas.

No livro, o autor compartilha lições práticas para que profissionais de todos os níveis possam adaptar suas rotinas e processos à era da automação inteligente. Em vez de listar ferramentas complexas, ele foca no processo de “IAficação”, que permite implementar IAs de maneira descomplicada e garante a valorização da criatividade e estratégia humanas.

Leia mais
Guia: como ter sucesso em sua rede de afiliados
IA da Getty Images lança recursos para criação de fotos profissionais

Ao desmistificar o uso da IA no universo do marketing e dos negócios, Nascimento revela como ela transforma a vida das pessoas e reforça a urgência de se adaptar para manter a relevância no mercado de trabalho. Sem negar os desafios culturais dessa transição, ele argumenta que “IAficar-se”  exige uma nova mentalidade voltada para alta performance e inovação contínua.

O especialista apresenta ainda o método POPI, com passo a passo para implementar IA em processos corporativos de forma eficiente a partir de quatro etapas: Problema, Objetivo, Planejamento e Implementação. A engenharia de prompts e os segredos para criar instruções precisas também ganham destaque ao longo dos capítulos.

Além de mostrar como usar a IA para analisar a concorrência e até mesmo criar gráficos, Rodrigo Nascimento apresenta o conceito de tropa digital com o aproveitamento de assistentes e agentes de IA como novos membros das equipes. “Esses assistentes e agentes serão os responsáveis pela realização de tarefas repetitivas e complexas com uma precisão e velocidade impressionantes”, explica.

IAfique-se ou Morra oferece tanto a base teórica quanto ferramentas práticas para quem deseja começar sua própria jornada de “Iaficação” de forma imediata e estratégica. Considerando que a IA não é mais uma tendência futura, mas sim uma realidade presente, essa leitura é indispensável para entender como automatizar processos, aumentar a eficiência, personalizar experiências de clientes e acessar insights valiosos para prosperar em um mercado cada vez mais dominado por automação e tecnologia de dados.