Home Conteúdos Microcopy: pequenos textos e grandes impactos Publicado em 28 de fevereiro de 2024 *Por Lívia Barreto, diretora de Marketing da Dinamize No vasto universo digital, em que a atenção do usuário é um recurso escasso e valioso, o microcopy emerge como ferramenta poderosa para conquistar corações e mentes. Trata-se da arte de transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Afinal, em tempos em que até vídeos de 15 segundos são considerados grandes, redigir textos longos e complexos não é mais uma opção. Seja em botões, mensagens de erro, formulários ou chamadas de ação, o microcopy é a voz silenciosa que guia, encanta e influencia. Sua importância transcende o tamanho reduzido, transformando-se em peça-chave para o sucesso de websites, aplicativos e plataformas digitais. Nesse contexto, cada letra é escolhida a dedo, pautada no universo do marketing digital para converter o máximo de leads. Em outras palavras, é uma técnica ideal para gerar impacto inicial e fisgar o público no seu funil de vendas, prendendo a atenção em pouquíssimos segundos. Leia também: Como inverter e ressignificar objeções na copy Principais dicas por trás da magia Desempenhando papel vital na experiência do usuário, o microcopy é responsável por transmitir informações de forma concisa, clara e persuasiva. O grande segredo não está apenas no que é dito, mas também em que momento a mensagem é entregue. A estratégia tem muito mais efeito quando posicionada entre fases em que o potencial cliente está prestes a seguir na jornada de consumo. Objetividade e clareza: é a base para qualquer microcopy. Portanto, é imprescindível indicar apenas o que é necessário de um jeito claro, eficiente e que vá direto ao ponto. Se o usuário precisar ler duas linhas para colocar um produto no carrinho, é possível que ele se distraia e desista. Basicamente, o trabalho deve ser minimizar ou eliminar qualquer possibilidade de dúvida ou interpretação alternativa. Relevância: diferentemente dos textos publicitários tradicionais, que focam no uso de adjetivos e de sensações durante a leitura, o microcopy exige que cada palavra seja útil e esteja levando a algum lugar em vez de apenas gerar desejo. Tom e estilo adequados: como o seu público se comunica? Se está falando com um grupo empresarial que lida com investimentos, é preciso ter certo cuidado com os termos escolhidos, demonstrando respeito ao aspecto sério do segmento. No entanto, se estiver se comunicando com jovens comprando roupas, vale ousar e usar palavras mais descontraídas. Positividade e empatia: ao ter contato com uma marca, o usuário espera por uma experiência positiva. Apesar de encaminhar o processo de compra, o microcopy também deve criar conexões emocionais e contribuir com a satisfação do consumidor. Como fazer e o que evitar Não há nada melhor do que a prática para entender como o microcopy funciona e de que maneira pode ser otimizado. Mas para facilitar ainda mais o processo, seguem dois exemplos por categorias para mostrar o melhor uso dessa ferramenta. Botões de chamada para ação “Faça seu cadastro em nosso site para acessar conteúdos inéditos”. Além de ser comprida e utilizar dois verbos para indicar uma única ação, essa frase não dá a impressão de atitude, apenas de uma sugestão. Melhor alternativa: “Teste de graça por um mês”. Campos de formulário “Preencha com seu nome inteiro para que possamos ter uma relação melhor”. Parece um pouco “engessada”, não é mesmo? Uma opção mais simples, objetiva e empática seria: “Nome completo: queremos te conhecer!”. Apesar de enaltecer informações curtas, o microcopy tem impacto expressivo no desempenho de muitas marcas. Não é apenas uma tendência: tornou-se necessidade estratégica para sobreviver no ambiente on-line e se destacar da concorrência. Vá direto ao ponto gerando empatia e confiança e veja a experiência do usuário se transformar! Relacionadas Copywriting Produtos Você não quer vender produtos ruins Helena de Guide, head de Copywriting e sócia no TC (Traders Club) e responsável... Copywriting objeções Como inverter e ressignificar objeções na copy Já pensou se você culpa o produto ou o serviço pela ineficácia da sua...