A superpotência dos Afiliados: gerando tráfego e ofertas a todo vapor

A superpotência dos Afiliados: gerando tráfego e ofertas a todo vapor

Com o crescimento exponencial da indústria de iGaming e a expansão das mídias sociais, o cenário do Marketing de Afiliados mudou significativamente. No entanto, ainda existem dois ângulos básicos nos quais podemos olhar para este mercado e encontrar novos pontos de crescimento: ofertas e tráfego. Vamos considerar dois aspectos respondendo às seguintes dúvidas
que a maioria dos afiliados têm: Como escolher a oferta certa? O que fazer e o que não fazer ao comprar tráfego de uma rede de anúncios?

COMO ESCOLHER A OFERTA CERTA PARA ANUNCIAR

Como o Brasil é a maior economia da América Latina, muitas marcas e agências continuarão anunciando por aqui. Com mais e mais ofertas chegando ao mercado, é fundamental saber quais escolher primeiro. O checklist abaixo pode ser aplicado a qualquer tipo de oferta, mas dividimos em grupos para destacar suas prioridades. São eles:

iGAMING E FINANÇAS

iGaming e Finanças são setores poderosos, e os afiliados geralmente lucram muito com ofertas assim. De qualquer forma, escolher uma oferta apenas pelo valor do pagamento é um grande erro. Primeiro, vamos listar e analisar os aspectos perigosos de uma oferta.

1. Fluxo de Conversão (ou pelo que você será pago). iGaming não é brincadeira e você precisará enviar leads de alta qualidade que serão convertidos em depósitos. Mesmo que o pagamento seja interessante, talvez você não consiga atrair usuários cujo primeiro depósito seja, digamos, de $200. Nosso conselho aqui é equilibrar habilidades e requisitos do anunciante. Se você é um afiliado iniciante, gaste tempo procurando ofertas com condições simplificadas para conversões ou pagamentos por instalação, não depósitos.

2. Referência. Outro ponto indispensável é verificar se as diretrizes do seu anunciante são viáveis. Já vimos muitas empresas de iGaming exigindo um depósito mínimo de $5 de novos usuários. Mas quando eles divulgam uma oferta na rede de afiliados estabelecem um depósito de $10 como requisito para conversões aprovadas. Agora, imagine que você escolhe essa oferta, compra tráfego e começa a enviar leads. Os usuários acessarão o site, irão se cadastrar, fazer depósitos de $5, enquanto o anunciante não pagará seu dinheiro, já que seus usuários não atingem o requisito de $10.

3. Horários de atendimento. Outro critério importante para análise é se as ofertas incluem uma chamada telefônica como parte do fluxo de conversão. É quando o gerente liga de volta para confirmar o cadastro ou uma chamada automática é feita para fornecer ao usuário uma verificação de assinatura. As atividades baseadas em ligações telefônicas estão vinculadas ao horário de funcionamento da central de atendimento. Portanto, você precisará configurar os períodos apropriados para seus anúncios.

4. Requisitos e limites. É possível que os anunciantes limitem você pelo número de conversões enviadas em um teste de campanha. Depois que seus leads forem qualificados como “bons”, você poderá continuar enviando conversões. O objetivo é não direcionar muito tráfego no início (e pagar a mais, como resultado).

Outro requisito refere-se a questões legais: verifique se a oferta que você escolheu é permitida tanto no país de destino quanto na fonte de tráfego (por exemplo, Facebook). Todos sabemos que as redes sociais proíbem anúncios de vários setores. Uma oferta também pode ter limites de publicidade dentro de faixas etárias específicas.

UTILITÁRIOS, APLICATIVOS, VPN

Muitos afiliados consideram esse grupo de ofertas como favorito, pois representam principalmente as inscrições e testes como conversões necessárias. Colocaríamos a categoria ‘Aplicativos’ separadamente, mesmo que ela seja anunciada como Utilitários.

Aplicativos de mídias sociais, plataformas para reuniões virtuais e mensagens se tornaram bastante populares e acreditamos que esse segmento de ofertas irá crescer muito no Brasil. A propósito, local apps são fortes rivais de gigantes como o TikTok.

1. Fluxo de Conversão. Como nos setores anteriores, o fluxo de conversão é muito importante. Muitas ofertas garantem pagamentos por ações de usuários sem grandes esforços: avaliações, instalações, downloads, inscrições, entre outros. O conselho para afiliados iniciantes é: quanto mais simples, melhor. Na verdade, você não receberá um pagamento de $100 por uma avaliação gratuita, mas pode fazer com que vários usuários iniciem a avaliação de uma VPN. Quanto mais complexo for o fluxo, mais difícil equilibrar seus gastos com tráfego e pagamentos por conversões.

2. Requisitos e limites. Além das limitações listadas acima, colocamos uma em particular. Certifique-se de que sua oferta não tenha como alvo um nicho muito restrito. Por exemplo, você encontra um anunciante com boa remuneração que aponta para usuários de iOS com iPhones de modelo 13 em uma cidade no Brasil, pagando por todo envio de dados de cartão de crédito dos usuários. Para corresponder a esses critérios, você precisará de uma fonte de tráfego muito específica.

Recomendamos começar com ofertas de Utilitários voltadas para usuários de Android no Brasil e/ou América Latina. Mesmo com pagamentos não tão significativos, eles podem ter um desempenho excelente.

3. País. As ofertas direcionadas para o Brasil visam um lado da moeda. Mas o que você faria se encontrasse uma oferta de VPN com público-alvo do Reino Unido? É fundamental avaliar os volumes de tráfego que pode enviar para esta oferta e verificar o custo médio de conversão dentro da fonte de tráfego escolhida.

4. Landing Page. Sempre verifique a landing page e acompanhe o caminho do usuário até a conversão. É uma regra universal. Mas, falando dos setores de Utilitários e Aplicativos, geralmente nos referimos ao tráfego móvel. E ele é sensível à velocidade de download da página e ao UX. Recomendamos que visite a landing page da sua oferta e a analise com atenção. Se ela levar ao Google Play ou App Store, certifique-se de que sua página tenha potencial para converter usuários: design atraente, benefícios e recursos, feedback positivo etc.

E-COMMERCE

As ofertas de e-commerce são, de certa forma, irmãs do iGaming, pois possuem um fluxo de conversão mais complexo. Você só será pago se um cliente fizer um pedido ou comprar algo. A questão sobre equilibrar orçamentos e habilidades vem em primeiro lugar. A dica é tentar se tiver alguma experiência em compra de mídia, como anúncios de pesquisa paga ou de mídia
social. Ou procurar ofertas de CPA com um fluxo de conversão alternativo, como instalações de aplicativos (se falarmos de um aplicativo de compras eletrônicas, por exemplo). Se você acessar uma rede de anúncios para obter tráfego massivo para sua oferta de e-commerce o conselho é: não começar com o lance de CPA, escolha CPM.

COMPRANDO TRÁFEGO DE UMA REDE DE ANÚNCIOS: DICAS PARA AFILIADOS

Agora vamos pular para outro tópico fundamental: obter tráfego de qualidade. Quando você precisar ingressar em uma rede de anúncios com tráfego global, este conjunto de diretrizes o ajudará.

1. Volume de tráfego. O principal ponto a ser analisado depois de fazer login em uma rede de anúncios é se a mesma fornece o tráfego que você precisa. Então, verifique quanto de tráfego a rede escolhida possui no momento dentro de sua localização geográfica, formato de anúncio e segmentação.

2. Preços. Para direcionar qualquer tráfego, você terá que decidir se deve pegar um atalho pagando por conversões ou gastar menos e pagar por impressões de anúncios. Experimente o preço de CPM (Custo por Mil) ao anunciar as chamadas ofertas de “hard flow”, como iGaming, Finanças e E-commerce. Assim gastará menos e poderá testar mais fatias de tráfego, além de encontrar aquelas que convertem melhor. O preço de CPA é a melhor escolha com conversões de fluxo simples (como avaliações ou inscrições). Pois, elas são rápidas e você não pagará caro pelo tráfego.

O Smart CPM é uma alternativa ao clássico preço de CPM. Você vai economizar horas em testes. Depois de definir o pagamento máximo, os algoritmos entrarão em leilões e verificarão os pagamentos de seus concorrentes. Se houver uma chance de ganhar tráfego com um lance menor que o máximo, o Smart CPM fará isso. Dessa forma, você evita gastos excessivos e, enquanto isso, compete automaticamente pelo tráfego.

3. Segmentação. Um dos inimigos dos afiliados é a segmentação restrita no início da campanha. Definir muitos parâmetros reduzirá a quantidade de tráfego em que você pode testar sua oferta. A abordagem mais inteligente é verificar todas as fatias de tráfego em potencial, limitando sua campanha apenas a configurações gerais, como país, celular/computador e tipo de dispositivo.

Você também pode dividir suas campanhas por essas configurações principais, como testar segmentá-la para o Brasil/Android, e a segunda campanha à Argentina/Android. Isso fornecerá estatísticas mais transparentes.

4. Limites. Você pode tentar vários ajustes com limites, mas um deles prioritariamente: limitar seu gasto total ou diário ao executar testes. É a maneira mais fácil de manter seu orçamento seguro. Um orçamento diário de $50 a $100 garantirá um início ousado. Para controlar os gastos por hora, você também pode colocar um limite de $4,16.

5. Período. Essa configuração é usada principalmente para otimizar uma campanha. Vamos destacar isso agora, já que o período pode ser crítico quando você lida com ofertas de iGaming e Ganhos. Lembram do horário de funcionamento da central de atendimento? É aí que você precisa definir o período para veicular seus anúncios. Isso permitirá que você evite impressões de anúncios em branco quando o atendimento não puder processar seus leads.

6. Estratégia de Lances. Um bom lance é a chave para ganhar tráfego mais “quente”. Mas se achar que “quanto maior o lance, melhor”, você perderá o jogo. Sua estratégia de lances deve ser equilibrada, obtendo tráfego suficiente para os testes e preparando-o para competir pelos canais de melhor conversão lá na frente.

7. Layout Criativo. Mesmo com segmentação e lances excelentes, um layout ineficaz pode matar toda a campanha. O que verificar aqui? Em primeiro lugar, sua pre-lander (a página intermediária entre o anúncio e a landing page). É usada principalmente com anúncios “Pop-under”, mas não só isso. Uma pre-lander deve corresponder à oferta e não deve ser uma etapa
desnecessária que faça os usuários desistirem. Torne-a um filtro para tráfego indesejado ou use-a como um teaser. Vamos ampliar um pouco o assunto e listar algumas dicas para incrementar seus anúncios.

Dica 1: Ao anunciar globalmente, traduza sua copy para os idiomas locais. É tão óbvio, mas muitas vezes testemunhamos campanhas em espanhol visando o Canadá ou os EUA.

Dica 2: Use todos os meios que você tem para agregar valor à sua oferta: descontos, bônus, freemiums e códigos promocionais. Deve-se usar conteúdo verdadeiro. Se o seu anunciante não fornecer nenhuma informação, você pode entrar em contato e perguntar. Ser proativo é um bom caminho.

Dica 3: Promova ação: emocione, instigue e provoque os usuários, utilizando a paixão por jogos e compras. Fale sobre emoções e experiências, não apenas liste os benefícios. Você pode adicionar fotos dos torcedores de um time esportivo ou adicionar as cores da marca desse time ao promover uma oferta de iGaming. Pode usar o efeito FOMO (medo de ficar de fora) ao incentivar os usuários a fazer uma venda limitada com 80% de desconto.

Dica 4: Certifique-se de que seus layouts correspondam à mensagem principal da oferta e à landing page. Quando um layout de estilo eco-friendly, com um gatinho desenhado à mão, leva você a um site de churrascaria, com a identidade visual de um clube de motoqueiros, ele não retorna nada além de dinheiro desperdiçado.

Dica 5: Mantenha seu design minimalista e organizado quando se trata de anunciar VPNs e Utilitários, especialmente baseados em iOS. O ponto principal é fazer com que o layout pareça nativo e confiável

7. Tracking. Tracking (ou rastreamento) é tudo para os afiliados, independentemente de onde você atrai o tráfego, vai precisar dele até para as estratégias de CPM, pois só sabendo qual canal te envia leads e conversões conseguirá otimizar gastos e diminuir fontes de tráfego desnecessárias.

8. Otimização. A otimização foca sua campanha nas origens de tráfego que melhor correspondem, superando a concorrência mais próxima e reduzindo os gastos com veiculações que não enviam conversões suficientes. Lembra dos tokens que você adicionou anteriormente? É hora de fazer uso deles. Você pode formar uma lista segura de IDs de canais que enviam toneladas de conversões e aumentam seu lance seletivamente. Ou você pode selecionar por estágios e configurar um lance personalizado (que leva o nome de “Custom Bid” em nossa plataforma) para cada um deles. A outra forma é quando você recusa canais que consomem seu dinheiro sem enviar conversões suficientes.