Afiliados Brasil 2024

Afiliados Brasil 2024

O primeiro dia de Afiliados Brasil, o maior evento de marketing de afiliados da América Latina, começou com experiências inesquecíveis. Realizado até sábado (25), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o evento reúne os principais players do mercado de marketing digital na ExpoAfiliados, com dezenas de expositores trazendo as novidades e tendências mais relevantes do setor e 68 palestras, criando uma jornada de mais de 30 horas de aprendizado, que atraem um público ávido por conhecimento e estratégias para alcançar o sucesso no mercado de marketing de afiliados.

Em uma das primeiras palestras do primeiro dia, Dan Valle, CEO da DMart Soluções Digitais, foi direto ao ponto sobre o mundo da afiliação: “As pessoas que chegam aqui são 1%. Todo mundo tem a capacidade de chegar, mas é preciso ter os pés no chão. Tem que trabalhar, dar um passo de cada vez. Sonhar faz parte, mas não se iludam com o resultado dos outros. Se inspirem, mas não se iludam”, afirma.

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Guilherme Pereira, especialista em Mídias da DPSP, também foi um dos palestrantes que subiram ao palco. Ele destacou a importância da estratégia do cashback no programa de afiliados. “A evolução das estratégias de marketing digital passou por fases de cupons e cashback de influenciadores, onde muitos persistiram e outros desistiram. Hoje, o foco está na identificação com a atividade, começando de forma pequena e observando líderes para entender a tendência”, afirma. O especialista aponta que atualmente o mercado está mais profissional e com entregas mais consistentes. 

Ao falar sobre o tema, o sócio da Lastlink, Raoni Lapagesse, apresentou o case de sucesso da Lego, que se manteve relevante apesar das mudanças tecnológicas. “A Lego é um exemplo inspirador de sucesso na era digital. A marca criou um ambiente ao redor de um produto. Se é possível construir algo assim a partir de uma peça desenvolvida em 1932, conseguimos fazer a partir de qualquer coisa. No entanto, é preciso entender se o nosso mercado tem tamanho e maturidade para isso. E os números falam por si só. Quando olhamos para o mercado de infoprodutos, temos tamanho e espaço.”

Ao falar de ecossistema,o sócio da Lastlink, Raoni Lapagesse, apresentou o case de sucesso da Lego, que se manteve relevante apesar das mudanças tecnológicas. “A Lego é um exemplo inspirador de sucesso na era digital. A marca criou um ambiente ao redor de um produto. Se é possível construir algo assim a partir de uma peça desenvolvida em 1932, conseguimos fazer a partir de qualquer coisa. No entanto, é preciso entender se o nosso mercado tem tamanho e maturidade para isso. E os números falam por si só. Quando olhamos para o mercado de infoprodutos, temos tamanho e espaço.”

Funil de Vendas – Como destravar seu funil para faturar R$ 100 mil todos os meses? Pettrus Vaz, CEO da Editon, deu algumas dicas para aplicar nos negócios. Ele considera como pontos de conversão mais importantes a serem ajustados:

1 – CTR – gravar mais criativos; 

2 – Connect Rate – analisar estrutura da página e hospedagem; 

3 – Initiate checkout baixo – melhorar promessa, copy ou oferta;

4 – Conversão – verificar possíveis problemas no checkout ou erro na comunicação;

5 – Ascenção – oferecer mais ofertas como order bump, upsell e downsell.

Já Márcio Martini, CEO da Plug in Pay, destacou a importância de meios de pagamento e logística na rede de afiliados. Ele apresentou a Plug in Pay, que oferece cartões ilimitados para equipes e campanhas específicas em plataformas como Google, Meta (Facebook e Instagram) e TikTok, prevenindo fraudes e gerindo múltiplas carteiras com limites individuais. Para ele, essa é uma forma de ajudar o afiliado a enriquecer. 

A importância dos anúncios criativos 

Para finalizar o ciclo de palestras, Micha Menezes, especialista da Agência Pinguim, entrou no palco para revelar insights para criar anúncios criativos. Ele apresentou cinco passos fundamentais para a criação de anúncios de sucesso.

  1. Boa Ideia: Segundo Menezes, todo anúncio de sucesso nasce de uma grande e única ideia que é desenvolvida e conduzida do início ao fim. “A originalidade é a chave. Um conceito inovador pode destacar seu produto em meio a um mar de informações”, explicou o especialista;
  2. Emoção Essencial: Um anúncio eficaz deve despertar emoções no público, sejam elas positivas ou negativas. “O objetivo é causar um impacto emocional que conecte o consumidor ao produto”, afirmou Menezes, destacando a importância de um envolvimento emocional para a memorização do anúncio;
  3. História Cativante: As pessoas se conectam com narrativas. “Contar uma história é uma maneira poderosa de engajar o público”, disse Menezes. Uma boa história pode fazer o público sentir que conhece e se importa com a marca;
  4. Benefício Desejável: O anúncio precisa apresentar um benefício claro e desejável que o cliente potencial não pode ignorar. “É essencial que o público veja o valor do produto e sinta que precisa dele”, ressaltou o palestrante;
  5. Reação Inevitável: Um bom anúncio deve incluir uma chamada para ação (CTA) que conduza o espectador a realizar uma ação específica. “Não basta atrair a atenção; é preciso direcionar o público para a próxima etapa, seja ela visitar um site, fazer uma compra ou entrar em contato”, explicou.

Micha Menezes enfatizou que, no competitivo mundo da publicidade, a vitória no leilão de anúncios não depende apenas do orçamento disponível. “Quem vai vender a guerra do leilão de anúncio não é necessariamente quem tem mais dinheiro, mas quem domina a arte de se comunicar”, concluiu.