A força do digital no Festival de Verão

Geo Filho é diretor de atendimento da Gente Propaganda, de Vitória da Conquista (BA), filiada ao Sinapro (BA) - [email protected] expõe sua visão sobre o tema

Foto de Geo Filho

A força do digital no Festival de Verão

Foto de Geo Filho

Os últimos meses marcaram o retorno dos grandes festivais de música no modelo presencial, e um evento que também se reencontrou com o seu público foi o Festival de Verão de Salvador. Realizado pela Bahia Eventos desde 1998, o FV é um símbolo da capital baiana e já recebeu grandes nomes da música nacional e internacional, como Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jason Mraz, James Blunt, Soja, Alanis Morissette, Fatboy Slim e Men at Work.

Sem condições de ser realizado desde 2020, por conta da pandemia do corona vírus, o Festival de Verão reposicionou sua comunicação, dando mais atenção ao digital em uma linha criativa forte. Com foco na interatividade, a estratégia online foi desenvolvida pela Gente Propaganda, que reforçou a memória afetiva como um dos principais assets da marca.

O FV tem uma marca expressiva, muito simbólica para a Bahia, e essa força apareceu nas redes sociais. O desafio foi potencializar o evento com uma comunicação viva, que tivesse a capacidade de falar com o Brasil inteiro, sem perder a identidade baiana. O conceito Somos Mundo assinou o FV23 e ganhou destaque. Ações online valorizaram a diversidade do público e de gêneros musicais que se apresentaram nos dois dias do festival.

Os resultados foram muito acima do esperado. Somando todas as redes sociais, o FV alcançou seus melhores números em 2023, com quase 10 milhões de impressões, cerca de 861 mil pessoas impactadas e mais de 51 mil cliques em conteúdos do festival. O número de seguidores no Instagram aumentou 28% em dois meses, sendo o pico de crescimento durante os dois dias do evento, resultado associado a uma cobertura em tempo real durante o festival. O FV tem uma grande pluralidade de espaços, com muitas coisas acontecendo simultaneamente. O desafio foi dar uma noção do todo a quem estava fora e também dentro do Parque de Exposições. Esta tarefa de geração de conteúdo foi realizada por um time com mais de 20 pessoas, coordenado por Natane Ferro.

Além da interação, os números também alcançaram resultados expressivos na comercialização de ingressos, com mais de 15 mil acessos ao site de vendas originados exclusivamente das ações de tráfego pago. A melhor forma de mensurar a efetividade no digital é o retorno em vendas. A experiência do Festival de Verão deste ano consolidou as redes como um ambiente extremamente assertivo na estratégia de conversão.

Após os altos índices de engajamento e interação durante os dias do festival, o planejamento da comunicação online do FV entra agora em um momento de consolidação da força da marca nas redes sociais. A ideia é que esse processo de interação intensa seja mantido o ano inteiro, e não apenas nos meses que antecedem o evento. Uma estratégia parecida com a experiência bem-sucedida executada no Festival de Inverno Bahia, realizado anualmente pela Bahia Eventos em Vitória da Conquista, que tem as campanhas on e off integradas e assinadas pela Gente Propaganda.

O desafio agora é manter viva a comunicação do festival ao longo do ano, sustentada na robustez do evento e em conteúdo focado em música, capaz de mobilizar a audiência durante os 365 dias do ano.

ARTIGO ORIGINALMENTE PUBLICADO NO PROPMARK