Home Conteúdos CONTA SIMPLES LANÇA CARTÃO FLEXÍVEL NO AFILIADOS BRASIL Publicado em 24 de maio de 2023 Ressignificar e simplificar a relação de empresas com instituições financeiras. Esta foi a proposta que Rodrigo Tognini, Fernando Santos e Ricardo Gottschalk trouxeram em 2018, quando fundaram a Conta Simples. A fintech, que oferece um software de gestão de despesas e múltiplos cartões de crédito para PJs, já conquistou ao longo destes quase cinco anos de existência mais de 20 mil clientes e conta com um time de mais de 250 colaboradores. A ideia de fundar a empresa surgiu quando Rodrigo Tognini, hoje CEO, e Fernando Santos, co-fundador e diretor de Produto da Conta Simples, perceberam em suas experiências anteriores a burocracia e empecilhos que PMEs sofrem com instituições financeiras tradicionais. “Muitas vezes, uma startup, por exemplo, tem dinheiro em caixa, mas pouco acesso a cartões corporativos e com limites muito abaixo da realidade. Os bancos mais tradicionais acabavam trazendo barreiras devido aos processos burocráticos, o que limitava as PMEs no dia a dia e, até mesmo, em prosperar”, comenta Tognini. A proposta da Conta Simples vai além de disponibilizar cartões corporativos a esse segmento. A gestão de despesas financeiras é uma dor muito grande e os processos costumam ser longos e morosos. “Por isso, integramos uma plataforma que ajuda os gestores financeiros a ter uma visão mais simplificada, com dashboards intuitivos e ferramentas que permitam o acompanhamento em tempo real de maneira personalizada e mais organizada”, ressalta. Com clientes como Exame, Lemon, Mottu, Nilo Saúde e Hubla, a startup tem tido crescimento exponencial desde sua fundação. Ao final de 2021, a fintech recebeu um aporte Série A de R$ 121 milhões, apenas seis meses após receber uma extensão seed pela Y Combinator. Dentre seus principais investidores, estão os fundos JAM, Valor Capital, Base10, Big Bets e Quartz. De Olho no Digital e no Mercado de Afiliados Em 2022, a Conta Simples alcançou alguns marcos históricos com aquisição da Hackr Ads, software para otimização e aumento de vendas por meio de anúncios online. “Observamos que boa parte dos valores transacionados eram destinados à compra de anúncios, e vimos ali a oportunidade de trazer mais valor agregado aos nossos clientes junto à Hackr Ads, referência neste segmento”, comenta Tognini. “Muitas vezes, uma startup, por exemplo, tem dinheiro em caixa, mas pouco acesso a cartões corporativos e com limites muito abaixo da realidade. Os bancos mais tradicionais acabavam trazendo barreiras devido aos processos burocráticos, o que limitava as PMEs no dia a dia e, até mesmo, em prosperar” Rodrigo Tognini, hoje CEO Conta Simples. Além disso, em números gerais, a startup registrou mais de 360 mil cartões emitidos (entre físicos e virtuais), crescimento de 11.000% em números de contas abertas desde a fundação da empresa e valor transacionado de R$ 11 bilhões, sendo R$ 2 bilhões somente em cartões. Atenta às necessidades de seus parceiros e clientes, em março de 2023, a empresa se reposicionou e criou o SCALE, cartão de crédito com limite flexível, porta de entrada para o crédito pré-aprovado. Na Expo Afiliados 2023, feira que acontece simultaneamente ao Afiliados Brasil – Congresso Brasileiro de Marketing de Afiliados, a Conta Simples irá apresentar aos participantes o produto. “Vamos levar para o nosso estande demo do produto e games. O Afiliados é muito importante para a Conta Simples, lá encontramos clientes e oferecemos também nossos produtos para muitos prospects”, ressalta Tognini. Com o SCALE, os clientes da Conta Simples podem criar múltiplos cartões (físicos e/ou virtuais), centro de custos para cada cartão e perfis com diferentes níveis de permissões e acessos, que viabilizam o gerenciamento de forma controlada, conforme as funcionalidades liberadas pelo gestor de cada área. Essas funcionalidades representam mais autonomia, controle e economia de tempo para as empresas. Time de Fundadores Formando em Administração de Empresas pelo Insper, Rodrigo Tognini mostrou sua veia empreendedora cedo, quando liderou a Liga de Empreendedores na Universidade por um ano. Amante do basquete, compartilha o entusiasmo pelo esporte com Fernando Santos – diretor de produto da Conta Simples -, com quem jogava no tempo livre. Em sua trajetória profissional, teve passagem pela Stone, onde conheceu Ricardo Gottschalk (co-fundador e CRO da fintech). Percebendo a necessidade de trazer soluções ágeis e simplificadas para PMEs terem mais autonomia financeira, os três se juntaram em 2018 para tirar do papel a proposta da Conta Simples.