Marketing de afiliados: entenda o significado dessa estratégia

Publicado em 26 de julho de 2024

*Por Uana Amorim, fundadora Saint Germain

O marketing é um recurso capaz de oferecer inúmeras estratégias para as empresas, sejam elas pequenas, médias ou gigantes do segmento. Uma dessas possibilidades, muito em alta atualmente no mundo inteiro, é o marketing de afiliados, amplamente utilizado nas mais diferentes áreas. De acordo com um estudo recente divulgado pela empresa Dustin Howes, por exemplo, o setor de marketing de afiliados deve chegar a cifras acima de US$ 15,7 bilhões neste ano. Em 2023, um levantamento exposto pela mesma companhia projetava um valor de aproximadamente US$ 14,3 bilhões.

Mas, afinal, o que significa marketing de afiliados? Essa é uma dúvida que paira na cabeça de muitas pessoas, especialmente daquelas que buscam compreender diferentes possibilidades para aplicá-las em um negócio. De modo geral, o marketing de afiliados é uma estratégia em que as empresas pagam comissões a quem promove seus produtos ou serviços. Neste modelo, os afiliados usam os próprios canais (redes sociais, sites, blogs, entre outros) para divulgar a companhia parceira e, por meio de recursos de rastreabilidade, a empresa contratante consegue quantificar as conversões, pagando então pela efetividade das vendas, por exemplo.

Na prática, o marketing de afiliados funciona da seguinte maneira: uma companhia que vende camisetas fecha uma parceria com um influenciador digital para que ele promova os produtos da marca em seus próprios canais. A empresa então pagará um valor específico ao parceiro por cada camiseta adquirida no site por seus seguidores. Para contabilizar corretamente essas conversões e pagar o influenciador de acordo com sua eficiência, a marca contabiliza a utilização de cupons e links personalizados que foram divulgados pelo parceiro aos seguidores.

O marketing de afiliados traz inúmeras vantagens para as empresas, afinal, essa estratégia viabiliza a disseminação da marca em diferentes canais, aumenta seu tráfego on-line, além de facilitar a geração de leads (potenciais consumidores) e conversão de clientes. Tudo isso com um baixo custo de investimento, tendo em vista que os afiliados são pagos de acordo com sua eficiência, ou seja, uma métrica facilmente checável pelo negócio. O marketing de afiliados também permite que as empresas montem seus próprios programas, com cada parceiro escolhido a dedo e com critérios bem definidos previamente.

Além disso, as características dessa estratégia são classificadas no mercado como de baixo risco, uma vez que o custo será despendido de acordo com a receita das vendas promovidas pelos parceiros. Ou seja, o indicador de performance é fundamental dentro do marketing de afiliados justamente por isso, visto que ele será um norteador importante na continuidade ou não da estratégia. Soma-se a todas as vantagens o baixo custo de implementação e a possibilidade de escalabilidade, afinal, as companhias podem ajustar suas campanhas quando necessário e os afiliados podem promover diversos produtos e serviços simultaneamente.

Para os afiliados, as vantagens também são significativas, tendo em vista o baixo investimento inicial (especialmente se já tiverem canais de divulgação bem estabelecidos). Os riscos ainda são reduzidos, já que não precisam criar novos produtos e serviços, e a diversidade é possível dentro dessa lógica, uma vez que o afiliado consegue escolher em quais segmentos ele tem maior conhecimento e facilidade para divulgação. Além disso, o parceiro tem como vantagens a recorrência de receita, pode desenvolver seu networking dentro de cada setor, bem como consegue ter mais flexibilidade de trabalho, atuando em seus próprios horários.

Em linhas gerais, o marketing de afiliados oferece inúmeros pontos positivos, tanto para as empresas quanto para seus parceiros. Por isso, é uma estratégia que cresce continuamente e deve gerar cada vez mais oportunidades dentro do mercado digital, um campo altamente escalável e inovador por definição. Um método costuma ser bastante interessante quando todas as partes conseguem visualizar ganhos, justamente a premissa básica do marketing de afiliados.