Home Conteúdos O que é, afinal, um neuro texto?!?! Publicado em 30 de dezembro de 2022 De que forma o Neuromarketing pode ser uma ferramenta poderosa para tornar o conteúdo mais eficiente e transformar o seu negócio digital em um sucesso?!? Isso é o que vou responder para você no texto abaixo. Antes, um pouco de conceito. Neuromarketing reúne todas as ações e estímulos planejados para impactar o cérebro humano a partir dos preceitos definidos pela Neurociência, Psicologia e Marketing. Isso, junto com os estudos da Psicologia de Consumo, determina como as pessoas são impactadas pelos impulsos provocados por estratégias de marketing. Um dos reflexos é a conclusão de que ações positivas (um texto que cative o receptor, por exemplo) são capazes de provocar reações químicas em quem está lendo. O cérebro é uma biomáquina em evolução. Desde o início da civilização, a dopamina impulsiona o cérebro humano a caçar, a conquistar. A dopamina é um neurotransmissor cerebral conhecido por ativar as áreas do prazer e do bem estar. Você, que produz conteúdo, precisa ficar atento a este comportamento que é ancestral!!! Portanto, quando você vende um produto que resolve a “dor” de uma pessoa também está ativando dopamina no cérebro dela. Ela sente prazer!!! “O conteúdo é capaz de provocar reações químicas em quem está lendo. Quando você vende um produto que resolve um problema, ativa a dopamina no cérebro da pessoa. Ele sente prazer. Isso é resultado da era da informação e da experiência? Não. É biológico, sempre foi assim!” Rejane Toigo Como transformar o meu texto em um neuro texto?!? Uma das maiores especialistas no assunto no País é Rejane Toigo, estrategista de mídias sociais e youtuber com vídeos que já atingiram mais de 1,5 milhão de visualizações. Mestranda em Neuromarketing na Florida Christian University, é responsável pela Like Marketing, que produz cursos online, inbound marketing, gerenciamento de mídias sociais, estratégias de SEO, design de marca e websites no segmento de saúde. E para Rejane Toigo, quais são os principais elementos de um conteúdo produzido com o auxílio dos conceitos de neuromarketing?!? *Ter neuro fluidez O texto tem que ser simples, de fácil compreensão. *Ativar o neurônio espelho São os neurônios motores que são ativados ao olharmos uma pessoa fazendo um movimento. Ou seja: nos faz ter o impulso de imitar uma ação. *Investir em mídias oxitocinizadas Utilizar mídias que liberem a oxitocina, o chamado hormônio do amor. É a substância liberada, por exemplo, quando vemos coisas fofas. “Quando as pessoas são impactados por conteúdos de humor ou quando veem gatos e cães nas mídias sociais, a Oxitocina é liberada!!!” Rejane Toigo *Utilizar imagens metafóricas *Produzir conteúdo compartilhável para “infectar” outras pessoas. Rejane Toigo destaca mais algumas características de um neurotexto: *Limpeza verbal *Frases curtas *Termos inusitados *Metáforas e histórias Os memes são exemplos de conteúdo neuro compatível Os memes são exemplos de conteúdo neuro compatível, destaca Rejane Toigo. O influencer é, portanto, um agente memético ao trabalhar conteúdos que inspiram e mudam comportamentos. Mas, um alerta: nem toda pessoa popular é influenciador!!! Uma estratégia de conteúdo deve ter a função de impactar e inspirar. Conquistar e influenciar seguidores se faz, portanto, com conteúdo. Se você encher as suas redes sociais de ofertas o dia todo, a sua audiência vai vê-lo como um vendedor chato. Se você utilizar conteúdo, não!!! Conteúdo é a forma como a informação é transmitida, provocando o leitor a experimentar. O que você acha?!? Conte pra gente!!!