Home Conteúdos O segredo das operações de iGaming no WhatsApp Publicado em 11 de março de 2025 Hoje, o mercado de afiliados e iGaming enfrenta desafios para operar no WhatsApp. No entanto, essa ferramenta pode ser um grande diferencial competitivo. Os maiores players do setor conquistam excelentes resultados justamente por incorporá-la em suas estratégias. Mas por que o WhatsApp? Segundo Guilherme Ferrão, parceiro da BR4BET, a resposta é simples: é o aplicativo mais utilizado no Brasil. Se você quer vender, precisa estar onde os consumidores estão. O app tem a maior taxa de conversão do mercado. Se você usa o WhatsApp para vendas, já deve ter enfrentado bloqueios. Guilherme destaca que é um erro acreditar que eles podem ser totalmente evitados. “O WhatsApp é a ferramenta com maior taxa de conversão, mas também uma das mais delicadas. Diferente de uma VSL, em que você pode dobrar ou triplicar o orçamento de um dia para o outro, o WhatsApp tem um comportamento padrão. Fugir desse padrão pode gerar ainda mais problemas.” Leia mais Saiba como criar uma rede de afiliados de forma orgânica IA: O futuro já chegou – Esteja preparado! A ferramenta evoluiu muito desde 2019. Até 2021, era mais fácil operar, enviando milhares de mensagens por dia sem preocupações com bloqueios. Com a evolução dos chatbots e do monitoramento de atividades, as restrições aumentaram, tornando o WhatsApp mais exigente e sofisticado. No WhatsApp, é praticamente impossível operar sem violar alguma diretriz. O segredo é aprender a lidar com essas regras e minimizar riscos. O aplicativo evoluiu muito de 2019 para cá. Até o início de 2021 era mais fácil operar pelo WhatsApp, já que era possível mandar mensagem individualmente e rodar em grupos sem se preocupar com bloqueio, podendo enviar 2 mil ou até 3 mil mensagens por dia. Porém, a partir daí, ficou cada vez mais difícil. Neste período, também, as funcionalidades que ainda eram limitadas começaram a evoluir com a aparição, por exemplo, do chatbot, o que começou a desencadear os bloqueios nos envios de mensagens. No WhatsApp, não tem como não violar as políticas, por isso, é preciso aprender a lidar com elas e com os bloqueios. Como funciona o WhatsApp? O WhatsApp usa um sistema de identificação chamado fingerprint, que cruza diversos metadados, como: Contatos salvos Foto de perfil Nome e status Geolocalização IP da rede Modelo de celular Atualização do software Fuso horário Porém, há dois pontos importantes, o primeiro é entender que os metadados cruzam estas informações, então, por exemplo, se você utilizar várias contas do WhatsApp com a mesma foto, o reconhecimento pelo finger print identificará isso e, certamente, bloqueará uma destas contas. Além disso, a funcionalidade consegue cruzar se você tem o contato salvo das pessoas que estão recebendo suas mensagens, especialmente, dos grupos que você faz parte. Portanto, quando você é adicionado em um grupo do WhatsApp e não tem contato de nenhum administrador, a primeira mensagem que aparece é uma sugestão para bloquear o grupo e sair dele. O segredo para utilizar o WhatsApp Você não vai conseguir rodar o WhatsApp se quiser falar com todo mundo. Por isso, é essencial ter um filtro. “O segredo de escala do WhatsApp está em filtrar, ao máximo, os leads da sua operação. E isso, realmente, muda o game de todas as operações de WhatsApp, porque, se você falar com uma pessoa que não tem a mesma intenção, você está muito mais suscetível a tomar um bloqueio. Foque no 80/20, pois são os leads que vão trazer mais resultados e que, realmente, valem o investimento nessa operação”, reforça Guilherme. Planejamento, construção e escala Com sua experiência no WhatsApp, Guilherme desenvolveu o método PCE: Planejamento, Construção e Escala. Planejamento: Defina por que você usará o WhatsApp e qual será a finalidade (retenção, engajamento, aquecimento de leads, recuperação de vendas, etc.). Isso determinará a estrutura de contingência e aquecimento necessária. Construção: Monte sua estrutura considerando verba disponível, Produto Mínimo Viável (MVP), prazo de execução e prioridades de investimento. Escala: Crescer com segurança é essencial. “Não adianta ter a melhor estrutura do mundo se você não conseguir crescer progressivamente. Entenda os riscos e tenha um backup,” alerta Guilherme. Segundo ele, não existe uma fórmula para usar o WhatsApp, porém: “se você não sabe onde quer chegar, de nada adianta o caminho”, por isso, planejar é fundamental. Inicialmente, é preciso entender o porquê utilizar o WhatsApp em sua operação e qual a finalidade. Além disso, é preciso determinar os objetivos, como exemplo, se vai disparar mensagens em uma comunidade e grupos, se vai trabalhar por venda direta, ou recuperação de vendas, aquecimento de base, relacionamento, ou entre tantas outras possibilidades existentes. Ainda no planejamento, o nível de escala também é fundamental. É importante se perguntar: onde quero chegar? Qual a demanda de envios? Qual o grau de risco do lead? Qual o potencial de escala do nicho ou da operação? E qual estrutura será necessária? Após determinar tudo isso, é preciso saber como construir a operação de WhatsApp, pensando sobre como vai montar a estrutura de processo, incluindo a análise verba disponível; MVP (Minimum Viable Product, ou em português, Produto Mínimo Viável), definição do tempo de execução e para quando é preciso ter a operação rodando no WhatsApp, além de definir as prioridades de investimento e saber por onde começar. Como escalar com segurança? Ferrão alerta que essa parte é muito delicada, porque não adianta ter a melhor estrutura do mundo e não conseguir crescer progressivamente. Por isso, entenda os riscos e tenha uma boa operação de backup. Para ele, um dos pilares mais importantes é faturar mensalmente com constância, tendo uma escala constante e gradativa. Cada operação tem a sua peculiaridade, por isso, conheça seu processo e aprenda como os erros. Então, faça um mapeamento do processo para facilitar a identificação dos erros. Causas frequentes de bloqueio no WhatsApp Entre os principais motivos estão o comportamento não-humanizado, atividades suspeitas de escala, falta de equilíbrio no uso, uso da rede wi-fi nos mesmos dispositivos, pedidos de verificação frequentes, linguagem abusiva ou proibida, denúncias ou bloqueio de outros usuários. Para minimizar riscos, siga boas práticas: ao criar uma conta nova, aja como um usuário comum. Adicione contatos, entre em grupos, ligue para conhecidos e use a ferramenta em horários variados antes de começar disparos. O equilíbrio é fundamental. Ninguém usa o WhatsApp apenas para enviar mensagens. Monitore a quantidade de mensagens enviadas e recebidas. Para isso, acesse Configurações > Armazenamento e Rede e veja sua média de interação. Dica: Antes de disparar mensagens, utilize ferramentas de IA, como ChatGPT, para reescrever textos e garantir que estejam alinhados com as diretrizes do WhatsApp. Isso reduz bloqueios e melhora a taxa de conversão. Seguindo essas recomendações, afiliados podem diminuir bloqueios, aumentar conversões e tornar suas operações mais lucrativas. Relacionadas Ferramentas Opera disponibiliza Aria sem a necessidade de login A Opera anunciou nesta terça-feira (14) que a Aria, a IA nativa do seu...