Home Conteúdos Tenha um negócio de sucesso com a Pirâmide de Santana Publicado em 8 de dezembro de 2023 Você sabe qual é a importância da construção de equipes e de ter um mindset empreendedor? Conhece a Pirâmide de Santana? Então, siga os passos de Regina Santana, especialista em Estratégia de Marketing e Neurovendas. “Não aprendemos sobre o que é ter uma empresa, colocar em prática aquela ideia que temos e como fazê-la durar por anos. A ideia pode ser excelente, o produto ótimo, mas ficamos inseguros, pois nunca estudamos sobre negócios. Ser empresário é ser alguém que consegue otimizar, fazer o negócio crescer e durar muitos anos!!!”. Regina Santana conta no seu currículo com mais de 20 mil alunos nos seus cursos e, junto com a sua equipe, já faturou mais de R$92 milhões na internet. É co-fundadora e CEO da Agência Get Digital e da consultoria Digital Elevation, co-fundadora dos eventos Think Conference e Marketing Masters e mentora nos programas Sales Masters e Círculo Dourado. Anote aí todas as dicas de Regina Santana e siga em frente! Ninguém dorme pobre e acorda rico! Há muita ilusão sobre a liberdade que temos quando montamos um negócio. Tudo começa no EU (EU tenho uma ideia; EU tenho um sonho; EU tenho um hobby). Mas é preciso saber que você não vai vencer sozinho!!! Grandes marcas constroem-se com grandes equipes Precisamos de grandes equipes, não em quantidade, mas em qualidade para trabalhar conosco. Pare de querer controlar tudo, de achar que ninguém faz igual a você, de viver em escassez. “Quanto mais compartilhamos, mais ganhamos. Quanto mais compartilho com as minhas equipes, mas abundância eu trago para o meu negócio. Pare de controlar tudo, aprenda a delegar. Aprenda a formar e inspirar! Ninguém é bem sucedido sozinho!” Como construir um negócio Muita gente que ganhou muito dinheiro em 2020 e 2021, na pandemia, hoje está parado. Pensam: preciso entender de marketing. Não! Precisa primeiro entender o negócio. O marketing vem depois! O esquema do crescimento de um negócio, sem falsas ilusões, é assim: EU + ideia – vender, vender, vender… EU + Governo + Clientes (vender, executar, entregar, faturar, receber, pagar…) EU + Governo + Clientes + Colaboradores (vender, executar, entregar, faturar, receber, pagar, ENSINAR Muitos acham que por serem empreendedores, sabem tudo. Não!!! O segredo do negócio de sucesso é saber delegar e gerir. Depois vem o Marketing. Para vender é preciso entender o negócio e fazer perguntas como: Onde estou? Para onde quero ir? Qual caminho quero percorrer? Quando quero chegar? Os passos do negócio de sucesso Os passos para elaborar um negócio de sucesso, segundo Regina Santana, devem seguir o seguinte esquema: Missão – O porquê da empresa e o seu propósito. Visão – O que pretende atingir e quando pretende atingir? Valores – Os princípios que regem a empresa para cumprir a missão. Plano de Negócios – atividades, parceiros, recursos, mercados, fontes de receita, estrutura de custos, canais de venda e comunicação. Plano de Marketing – mercado-alvo, concorrência, comunicação, produto, oportunidades, canais. Plano de ação – O quê, quando, quem, como Para fazer um bom Plano de Negócios, Regina Santana sugere que você relacione: Principais parceiros; Principais atividades; Principais recursos; Proposta de valor; Posicionamento de mercado; Canais; Mercado alvo; Estrutura de custos; Fontes de receita. E, neste processo, recorra ao Business Model Canvas!!! Vai ajudar e muito!!! Agora vem o Marketing! Agora sim, vem o Plano de Marketing. Veja quais os pontos necessários para que você tenha informação estratégica para o sucesso do seu negócio: Principais concorrentes Oportunidades Canais de comunicação Canais de venda Modelos de fidelização Serviços pós-venda Persona Necessidades Objeções “Estudem muito esta etapa!! Por vezes, é mais importante estudar objeções do que necessidades”. Leia também: Vendas recorrentes: Quer ter excelência? Aprenda a se comunicar! As equipes de sucesso Para montar equipes de sucesso, é fundamental conhecer legislação fiscal, legislação trabalhista e saber quais as necessidades o seu negócio precisa atender. Então, ao contratar, faça as seguintes perguntas: Quais as necessidades? Qual o objetivo a alcançar? Qual o caminho a percorrer? Seja racional. O apego emocional condiciona o crescimento dos negócios, mas o ego também. Ao formar equipes, pergunte, também: O quê; Quem; Quando; Por quê. E tudo isso nos leva à Pirâmide de Santana. A Pirâmide de Santana (do empreendedor) Regina Santana elaborou, por fim, uma estrutura para servir de suporte para um negócio de sucesso: a Pirâmide de Santana (do empreendedor). Ela divide-se em: # Vender # Estruturar # Contratar # Evoluir # Liderar “Contrate pessoas para trabalhar com você, não para trabalhar para você. Ensine, forme e acompanhe…mas nunca deixe de ouvir. Seja líder!!! Ser líder é diferente de ser patrão. Precisamos ter inteligência empresarial e também inteligência emocional”.