Ajustes fazem empresário ganhar R$ 500 mil a mais

Pequenos ajustes podem ser aplicados a qualquer negócio e ajudar a mudar a rota de desenvolvimento do seu negócio

Mendes Duque ajustes

Ajustes fazem empresário ganhar R$ 500 mil a mais

A receita é do Ezequiel Mendes Duque, da EG Serviços Digitais. No caso dele, os ajustes o fizeram ganhar R$500 mil a mais em apenas um único lançamento.

Mendes Duque, ou melhor, Prof. Ezequiel, como é conhecido, começou no Mercado Digital em 2019 e de lá para cá foram mais de R$40 milhões de faturamento, seu nicho é de Educação Financeira. No Afiliados Brasil 2023, ele deu algumas indicações sobre como encontrar soluções para os superar obstáculos que se apresentam ou melhorar estratégias que estão em curso na sua empresa.

Mendes Duque ajustes

“Trabalhava muito com lançamentos e acabei me especializando. Tudo ia muito bem, mas percebi um problema: fiquei dependente de uma única receita, que era a venda do produto principal. A receita da minha empresa ficava concentrada na venda desse meu produto principal, o que era uma fraqueza. Precisávamos urgentemente diversificar nosso portfólio de produtos”

Para encontrar ideias para novos produtos, Prof. Ezequiel foi perguntar para os próprios clientes o que eles precisam.

“Temos uma base de mais de 20 mil alunos. Perguntamos a eles quais eram os problemas que enfrentavam, do que sentiam falta, como poderíamos melhorar a experiência com o nosso produto. Foi a partir daí que as ideias começaram a aparecer. Descobrimos o que os nossos clientes queriam”

Além de recorrer aos próprios clientes para ter novas ideias, Prof. Ezequiel faz outra sugestão: simplifique.

“Temos o talento de complicar as coisas, o que nos paralisa. Lembro que nas diversas reuniões que fizemos para encontrar novas ideias, um dos colaboradores sugeriu mandar um e-mail para os clientes com o seguinte questionamento: se você comprar outro produto nosso, o que mais você gostaria de receber? Só isso”

No caso do negócio do Prof. Ezequiel, a demanda dos alunos era por suporte no WhatsApp.

“Fazia todo o sentido, mas só percebemos isso depois de conversar com os nossos clientes. Identificamos que muitos alunos queriam algo parecido a um personal trainer nos cursos. Foi aí que surgiu a ideia: criamos o Zap do Prof., que é um suporte individualizado via WhatsApp”

Uma ação simples – consultar os clientes – permitiu identificar uma demanda, definir desenvolver um novo produto, criar uma estratégia de ação e faturar. 

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O Prof. Ezequiel alerta que o desafio foi colocar a ideia em prática. A solução que encontraram foi executar rápido para que a ideia não se perdesse.

“Isso se consegue definindo três coisas: o que, quem e quando, ou seja, o que será feito, por quem e em quanto tempo. Esta metodologia é aplicável a todas as etapas do projeto de transformar a ideia em produto e passar a oferecê-lo”

Lembrar do óbvio

“Quantas vezes vocês tiveram ideias ótimas que se transformaram em produtos excelentes que foram abandonados ou descontinuados depois de apenas uma única ação? No meu caso isso aconteceu várias vezes, até eu perceber a oportunidade de ouro que estava perdendo. É a repetição que nos garante a excelência. Não se trata de repetir por repetir, mas sim, colocar em prática novamente a ação, analisar o que pode ser melhorado, implementar as soluções e voltar a repetir. Pensem nisso nos negócios de vocês, nas ideias que têm e procurem entender porque obtêm determinado tipo de respostas. Apliquem isso na vida de vocês: repitam com melhorias”

Segundo ele, essa sequência de ações garante um histórico que dá imputs para análises críticas para identificar o que pode ou não ser melhorado e criar um plano mais assertivo para a mesma ação.

“Hoje, quando uma ação acaba, temos o hábito de descrever tudo o que aconteceu, apontando o motivo, a causa e a solução. Esse documento permite evitar as dificuldades enfrentadas e não cometer os mesmos erros. Fica a dica: Não busque o perfeito; seja 1% melhor a cada dia”

Ele elaborou um passo a passo para facilitar a vida dos empreendedores:

  1. Pergunte para o seu cliente o que ele precisa e ainda não está recebendo
  2. Execute rápido – boas ideias que não saem do papel morrem na praia, junto com a sua empresa
  3. Ao identificar a ideia, implemente o modelo “o que”, “quem”, “quando” – o que vamos fazer? quem fica responsável por fazer? quando vamos fazer?
  4. Repetir a mesma metodologia com as melhorias implementadas – Só conseguimos realmente incorporar as mudanças com a repetição da solução melhorada, mas é preciso um debriefing da ação feita com detalhamento dos motivos, causas e as soluções.