Home Conteúdos As possibilidades da IA no marketing digital Publicado em 9 de fevereiro de 2024 Ao menos 73% dos CEOs e C-Levels acreditam que a transformação digital é de extrema importância para o futuro dos negócios. É o que revela a pesquisa “Líderes de Negócios e Inteligência Artificial”, realizada neste ano pela Liga Ventures e Data-Leaders. Uma das startups participantes da pesquisa foi a Agenzia MKT, startup de automação de processos de marketing digital que vem se tornando referência ao abordar as possibilidades da inteligência artificial (IA) no setor. Fundada em 2020 pelos mesmos irmãos que cofundaram a Papaya Comunicação, a Agenzia MKT foi a primeira startup a criar uma IA que escreve, cria arte, posta e monitora conteúdo nas redes sociais. Para falar mais sobre como a Inteligência Artificial pode ser utilizada no marketing digital, conversamos com David Mendes, especialista em marketing digital, conselheiro da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA), CEO e cofundador da Agenzia MKT. Confira! – Como a IA pode acelerar os processos de marketing digital e aumentar a produtividade das empresas? A IA está virando o jogo no marketing digital, nos fazendo olhar além daquele monte de tarefas entediantes e repetitivas. Lembra quando as redes sociais surgiram e mudaram tudo? Agora, é a vez da inteligência artificial entrar em campo para resolver análises de dados e relatórios que consomem o nosso tempo. Desde o surgimento das redes sociais, o marketing tem evoluído constantemente, e agora, os profissionais de marketing podem se concentrar em atividades às quais agregam valor único, como a criação de conteúdo, redação e desenvolvimento de estratégias mais efetivas. A eficiência trazida pela IA não só possibilita a entrega de conteúdos mais relevantes e personalizados, como também habilita as agências e freelancers a atender um maior número de clientes. Com a automação das tarefas operacionais, espera-se que as empresas de marketing possam expandir seus serviços para os milhões de empreendedores que atualmente não têm acesso a tais recursos, devido a limitações de custo. A integração da IA no marketing representa, portanto, uma chance de jogarmos na ofensiva, aumentando a produtividade, abrindo novas frentes de mercado e nos adaptando às mudanças tecnológicas e às necessidades dos consumidores de maneira inovadora. – Quais são as principais funcionalidades da IA utilizadas pela Agenzia MKT no marketing digital? O que elas trazem de benefícios para os profissionais? A Agenzia MKT utiliza uma IA avançada para revolucionar o marketing digital. As principais funcionalidades da nossa ferramenta incluem: Pesquisa Contínua: Automaticamente, nossa IA realiza pesquisas constantes coletando dados e tendências para fornecer informações vitais para a criação de conteúdo relevante. Planejamento de Conteúdo Assistido por IA: Com base nas informações coletadas, a IA sugere os tipos e categorias de conteúdo mais adequadas para cada empreendedor, personalizando a estratégia de marketing. Criação e Finalização de Postagens: A ferramenta utiliza dados coletados via API e internet sobre os melhores horários para postar, hashtags e outras informações vitais, otimizando o impacto de cada postagem. Agendamento e Postagem Automatizados: Além de programar postagens, nossa IA também realiza a publicação de maneira autônoma, facilitando o gerenciamento de conteúdo. Análise e Retroalimentação: Após a postagem, a IA analisa o desempenho e utiliza os dados para aprimorar processos futuros, iniciando um ciclo contínuo de melhoria e personalização do conteúdo. Além disso, oferecemos funcionalidades sem custo adicional, como o agendamento de postagens e acesso ao nosso sistema de IA para geração de textos e ideias inovadoras. Também permitimos a criação de postagens em formato carrossel, entre outras utilidades, visando a maximização da eficácia do conteúdo. Benefícios: – Para os empreendedores: Economia de tempo e simplificação do processo, permitindo foco em outras áreas do negócio. A ferramenta garante que o processo de marketing digital seja automático e eficaz, recebendo e aprovando conteúdos rapidamente via WhatsApp. – Para profissionais de marketing: Representa uma grande oportunidade para gerenciar e supervisionar postagens de vários clientes simultaneamente, aumentando a capacidade de atendimento e melhorando a eficiência como freelancer. – Quais são as principais dores das PMEs com o marketing digital? As pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam desafios significativos no tocante ao marketing digital, que impactam diretamente sua capacidade de competir e crescer no mercado digital. Esses desafios abrangem: Falta de conhecimento específico sobre as particularidades do marketing digital, complicando a execução de estratégias eficazes. Dificuldades em dedicar tempo suficiente para gerir e atualizar as redes sociais, essenciais para o engajamento com o público. Incerteza sobre que tipo de conteúdo publicar, os horários mais eficazes para postagens e as abordagens a adotar para engajar a audiência. Dúvidas sobre a utilização de hashtags e como elaborar textos ou abordagens que atraiam e mantenham o interesse dos seguidores. Problemas em manter uma presença digital constante e atraente, algo crucial para o sucesso no ambiente online. Limitações orçamentárias para contratar freelancers especializados ou agências de marketing que poderiam auxiliar na elaboração e execução de estratégias de marketing digital. Empreendedores frequentemente se encontram sobrecarregados, juggling múltiplas tarefas ao mesmo tempo, o que relega o marketing digital a um plano inferior. – Como a Agenzia MKT tem contribuído para democratizar o uso da IA pelas PMEs? A Agenzia MKT tem um papel fundamental na democratização do acesso ao marketing digital para PMEs, utilizando a inteligência artificial (IA) como ferramenta central. Muitos micro, pequenos e até médios empresários não incorporam tecnologias avançadas em suas rotinas devido a barreiras de acesso e familiaridade. A Agenzia MKT facilita este processo, aplicando IA em procedimentos chave de marketing, vendas e comunicação, permitindo que os empresários obtenham resultados expressivos sem a necessidade de um conhecimento técnico aprofundado em tecnologia. Esta iniciativa de transformação digital, que apoia também a educação tecnológica dos empreendedores, tem mostrado resultados notáveis. Um marco do sucesso do nosso programa é a integração da nossa solução no aplicativo do Sebrae Nacional, que atende 20 milhões de empresários por ano. Isso evidencia a ampla adoção e o impacto positivo da nossa solução. Empreendedores de diversos setores, desde vendedores de chapéu de palha em praias a pessoas que iniciaram pequenos negócios de venda de bolos após desemprego, agora têm à disposição ferramentas de IA avançadas que antes eram inacessíveis. Nossa contribuição se estende além da inclusão tecnológica, visando o crescimento econômico sustentável dessas empresas. O foco é gerar receita diretamente no bolso dos empreendedores, fomentando não só a segurança financeira, mas também impulsionando a educação e promovendo transformações socioeconômicas positivas nas comunidades e no país como um todo. – Como conselheiro da ABRIA, você já consegue visualizar futuras tendências para a aplicação da IA no marketing digital? Tenho observado a emergente transformação no marketing digital impulsionada pela inteligência artificial. A automação de atividades repetitivas permitirá que os profissionais se dediquem mais a elaborar estratégias criativas e produzir conteúdo de alta qualidade. Além disso, a IA facilitará o acesso de empresas de todos os portes, especialmente as PMEs, a serviços de marketing mais eficazes. Essa evolução não apenas otimiza as operações de marketing, mas também promete abrir novas oportunidades tanto para especialistas da área quanto para negócios buscando ampliar sua visibilidade no ambiente digital. Relacionadas inteligência artificial Como escrever o prompt de IA perfeito? À medida que a Inteligência Artificial generativa de texto para imagem ganha espaço, a... inteligência artificial SEO: o que muda com o crescimento da IA Foto: Raphael Bernadelli Nos últimos anos, o cenário do SEO (Search Engine Optimization) tem...