ChatGPT: parceiro estratégico

Publicado em 18 de janeiro de 2024

Para desvendar os segredos do ChatGPT da OpenAI, a ferramenta de inteligência artificial que está revolucionando a maneira como conteúdos são criados, siga os conselhos de Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre.

Ricotta ataca as questões que estão fazendo nove em cada 10 profissionais do marketing digital perderem o sono.

 “É um momento maluco para nós. Será que as ferramentas de IA (Inteligência Artificial) vão substituir nosso trabalho? Por que o trabalho de um afiliado será necessário se podemos fazer uso de uma ferramenta de IA? Será que quem trabalha, como nós,  com SEO, tráfego, não seremos dispensados?”

Muita calma nessa hora! O especialista dá dicas valiosíssimas sobre como aproveitar o ChatGPT ao máximo e transformá-lo no seu mais novo parceiro estratégico. 

“Quando o Chat GPT foi lançado, qualquer um passou a ter o poder de utilizar a IA. E, o nosso futuro, enquanto pessoas que trabalham com marketing digital, é mudar completamente o jeito como trabalhamos. E vai mudar de que forma? Vai tornar nosso trabalho mais rápido, mais preciso e com mais profundidade. Fazer mais em menos tempo significa mais dinheiro para você. Fazer mais com mais profundidade significa mais assertividade e mais dinheiro para você, além de otimizar o seu tempo e permitir que você gerencie mais projetos. Não existe alternativa: você precisa utilizar a IA de alguma forma hoje, ok?”

Ricotta vê três grandes acontecimentos que mudaram o jogo do marketing digital: os antigos diretórios, que morreram com a entrada do Google, que revolucionou o acesso à informação; o ICQ sendo substituído pelo MSN, que popularizou a troca de mensagens instantâneas e o acesso à comunicação; e o Orkut sucumbindo à entrada do Facebook, o que deu início à revolução das redes sociais. 

Leia também: A inteligência artificial e a criatividade natural, um equilíbrio importante na era digital

“Comunicador, buscador e rede social, três agentes da mudança radical do marketing digital. O quarto momento é o GPT 3 e a plataforma ChatCPT, com acessibilidade para todos. O lançamento é da OpenAI é um sistema de acesso a uma tecnologia e vai permitir fazer atividades de forma mais rápida, precisa e com maior profundidade. Isso é ouro no marketing digital”

Chat GPT e lições aprendidas

Na opinião do Ricotta, vale a pena se aprofundar nas possibilidades que a versão plus (paga) do Chat GPT oferece. 

“Ela te dá acesso à internet, com acessos a plug-ins e à internet, com a opção de acessos de terceiros à plataforma. Sinceramente, acredito que isto vai explodir o Chat GPT”

Para entender melhor como a ferramenta funciona, Ricotta dedicou cerca de 60 dias para esmiuçar as possibilidades para obter o máximo do ChatGPT. 

“Depois de muitos testes, defini uma maneira de trabalhar com a ferramenta, que batizei de Modo Especialista, ou seja, sempre formular questões para o ChatGPT com o anunciado, ‘quero que atue como um especialista em…’. Quanto mais específicas forem as questões formuladas, melhor será a resposta que o ChatGPT irá devolver”

Ricotta criou diversos prompts de perguntas nos quais detalha a tarefa para qual precisa de resposta: tipo e nível de especialidade que se quer, o contexto do que será falado e resposta que se espera. 

“Ao invés de especificar ‘crie um post de 800 palavras com esses critérios’, sugiro começar da seguinte forma: quero que você atue como um analista de anúncios com extrema habilidade em criar anúncios para Instagram e tem vastos conhecimentos em copywriting; tenho um cliente que atua em ecommerce de ração animal; crie um anúncio para o produto tal; considerando esse cenário, indique, quais seriam as opções de anúncios mais apropriados”

Ricotta mostra vários exemplos de prompts que vem usando no seu dia a dia. Veja alguns deles:

Variação de Anúncios

PROMPT: Atue como um analista de anúncios online com extremo conhecimento de copywriting e gatilhos mentais. Quero que você crie três versões de anúncios, com título e descrição, a serem anunciados no Google. Você fará essas versões com base no conteúdo da página [INSERIR_URL_AQUI] que é uma página de [O_TEMA_DA_PÁGINA]. Utilize as informações presentes na página para a elaboração destes anúncios, levando em consideração que quem irá visualizar são possíveis compradores dos serviços da [EMPRESA].

Imagens para anúncios

PROMPT: Considerando as propostas de anúncio, crie para cada um deles um prompt para ser usado no Midjourney a fim de gerar uma imagem que ilustre perfeitamente o título e descrição do anúncio. Dê o prompt com o máximo de riqueza de detalhes.

Títulos e meta descriptions

PROMPT: Atue como um analista de SEO. Acesse a página [INSERIR_A_URL] e ao ler o seu conteúdo, proponha três títulos e três meta descriptions para a página, buscando o melhor posicionamento para o termo “curso para agências digitais”.

Estrutura de artigo

PROMPT: Atue como um especialista em marketing de conteúdo, com extrema capacidade de elaborar pautas de conteúdo e também possui vasto conhecimento em SEO. Quero que você crie uma pauta extremamente detalhada separada em tópicos para um artigo com o título “[INSIRA_O_TEMA_AQUI]

Future Snippets

PROMPT: Considere conseguir um posicionamento de “featured snippet” no Google. Tendo isso em mente, crie o primeiro parágrafo a fim de maximizar as chances de aparecer como destaque nos resultados de busca. Explique ainda por que você entende que esse parágrafo poderá ter esse destaque, ou seja, quais fatores está levando em consideração. 

Comparador de páginas para melhorias

PROMPT: Atue como um analista de SEO com vasto conhecimento em como melhor posicionar em buscadores. Considerando a busca por “[INSERIR_TERMO_AQUI]” encontrei a melhor página posicionada no Google, sendo elas [INSERIR_URL_AQUI] e [INSERIR_URL_AQUI] Quero que você avalie a página, seus tópicos, seus elementos de SEO, seu conteúdo e compare com a minha página [INSERIR_URL_AQUI] Indique quais melhorias eu deveria fazer em minha página, principalmente apontando as diferenças entre a página e a minha. Aponte até 7 itens a serem melhorados na minha página

Melhorias na disposição das informações

PROMPT: Atue como um especialista em arquitetura de informações que avalia páginas e sugere melhorias para elas serem melhores apresentadas aos usuários, fazendo com que eles entendam melhor o conteúdo e sua lógica. Preciso que você avalie a página [INSERIR_A_URL] e aponte quais melhorias você faria na página a fim de engajar melhor a leitura e conquistar mais clientes. Não visite outra URL além da informada. Sugira mudanças na ordem de informação, headlines e quaisquer outros itens que julgar importantes a serem incluídos. Liste abaixo 5 sugestões, em um formato de tabela, sendo a primeira coluna o tema da mudança, a segunda o ponto específico de mudança.

Analisar páginas

PROMPT: Atue como um especialista em copywriting que avalia páginas e sugere melhorias para elas se tornarem mais persuasivas, levando a mais compras. Preciso que você avalie a página [INSIRA_A_URL] e aponte quais melhorias você faria na página a fim de conquistar mais clientes. Não visite outra URL além da informada. Sugira mudanças em headlines, textos, informações e quaisquer outros itens que julgar importantes a serem incluídos. Liste abaixo 10 sugestões, em um formato de tabela, sendo a primeira coluna o tema da mudança, a segunda o ponto específico de mudança.