Como transformar o seu negócio em uma empresa?

O diretor de operações da Kiwify dá dicas para quem quer garantir um resultado expressivo e, sobretudo, longínquo de um negócio

Como transformar o seu negócio em uma empresa?

O sucesso de um negócio depende de estratégias aparentemente simples e óbvias, mas que muitas vezes não são levadas em consideração pelo empreendedor. Certos de que estão trilhando o melhor caminho para obter bons resultados, executivos deixam de lado preceitos básicos capazes de alavancar uma marca ou produto. 

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E neste cenário há uma pergunta que talvez muitos nunca tenham feito, mas cuja resposta pode salvar anos de trabalho, que pareciam estar perdidos: você sabe a diferença entre um negócio digital e uma empresa? Ou melhor, sabe como transformar o seu negócio digital em uma empresa? Profissionalização é a palavra, que pode guiar o seu planejamento.

Para começar, é importante destacar as principais características de um negócio digital:

  • Não tem processos/tem poucos processos;
  • Não gosta de contratar pessoas/não têm métodos de contratação;
  • Não tem previsibilidade;
  • Não tem líderes e geralmente é centralizado tudo nos sócios;
  • Acredita que sozinho já tem ótimos resultados e não tem o que melhorar.

Já a empresa:

  • Tem processos bem elaborados para tudo;
  • Tem boa organização e níveis de gestão claros e bem definidos;
  • Tem métodos validados de contratação, onboarding e desligamento;
  • Tem previsibilidade;
  • Tem uma gestão profissional.

“Quando eu era infoprodutor, mesmo tendo um faturamento de R$ 12 milhões por ano, tive que aprender como encurtar o tempo e ter um negócio longínquo. Quem está no mercado há um tempo é normal ter faturamento alto e, às vezes, ele cai. Há uma dificuldade em manter constância. Tudo se resume a um tipo de processo determinado para criar tal produto e não conseguir replicá-lo. Quando profissionalizamos o negócio, garantimos resultados mais expressivos e de longo prazo”, afirmou o diretor de Operações da Kiwify, Guilherme Grandini.

A Kiwify é uma plataforma de venda de produtos digitais. Além disso, ela também oferece a possibilidade de vender serviços digitais, como monitorias, por exemplo. É uma plataforma concorrente de plataformas como a Hotmart, Monetizze, Eduzz, Braip, entre outras. 

Colaboradores

De acordo com Grandini, algumas ações são fundamentais quando se trata de profissionalizar o negócio: contratar e manter colaboradores, e desenvolver processos para todas as tarefas.

“O momento certo de fazer a primeira contratação é quando você, que é o proprietário, precisa estar focado em estratégias de crescimento da empresa e menos na parte operacional”

E como fazer boas contratações? O primeiro passo é fazer uma descrição sobre a vaga e isso inclui definir o salário a ser pago aos colaboradores. Nesse momento, vale ressaltar que se igualar à média do mercado não é uma tática inteligente, pois pela experiência da Kiwify, salários mais altos atraem os melhores colaboradores e causam retenção.

“Tem que colocar os requisitos e a chave de ouro é o que eu espero nos primeiros 90 dias de contratação. Isso ajuda a cobrar, pois as atividades a serem exercidas foram bem alinhadas”

O perfil do profissional a ser admitido também impacta diretamente nos negócios. Nesse caso, a dúvida mais comum costuma ser: contratar externo ou promover internamente? Vai depender da vaga.

“Em geral, para cargos de maior gestão, é mais fácil contratar externo, trazer de fora. Promover internamente pode ser muito bom, pois traz a cultura da empresa bem preservada. Pessoas que já empreenderam também são boas opções, pois estão mais acostumados a se virar”

Por fim, garante Grandini, processos geram bons resultados.

“Se algo não sai como você espera, volte e melhore os seus processos. Na Kiwify, por exemplo, quando o colaborador entra, tem um processo de onbord, com tudo o que precisa ser feito, como, quem executa cada tarefa e o prazo. Isso garante organização”