Copywriting é a habilidade de falar menos do produto e mais com a pessoa

Em entrevista à Afiliados Magazine, um dos grandes Copywriters do País, Marcelo Braggion, conta um pouco da sua carreira e como avalia o atual cenário do segmento no País

Marcelo Braggion

Copywriting é a habilidade de falar menos do produto e mais com a pessoa

Um dos grandes nomes do Copywriting no País, Marcelo Braggion é referência no mercado. Sócio-proprietário da MR Lançamentos, tem projetos que já alcançaram a marca de oito dígitos, mais de R$ 10 milhões em dez dias e, em 2018, conquistou resultados de R$ 45 milhões com apenas sete projetos. Para ele, Copywriting “é a linguagem persuasiva que convence a pessoa emocionalmente da decisão que ela precisa tomar, naquele momento, para transformar a própria vida”. Nesta entrevista à Afiliados Magazine, Braggion fala sobre a sua trajetória, o mercado de Copywriting e como prepara uma nova geração de profissionais para atender as demandas em crescimento.

O início

Eu comecei na faculdade de Propaganda e Marketing e, ainda durante o curso, tive uma conversa com um dos professores que gostava. Tinha o sonho de trabalhar em uma agência, mas ainda não sabia em qual área poderia me sair melhor. Analisando o meu perfil, ele disse: – Por tudo o que faz e com base nos resultados em sala de aula, eu vejo você como um bom redator publicitário. Esse foi o gatilho que disparou o meu interesse e fui procurar emprego em diversas agências, até que encontrei a Palumbo, do Sandro Palumbo, perto do Metrô São Judas, em São Paulo. Fui contratado como redator publicitário. Muito rapidamente me desenvolvi e a função se transformou em uma paixão.

Mercado digital

Eu fiquei na Palumbo por três anos. Ainda quando estava na agência, fiz contato com o Jober Chaves, fundador da Universidade do Inglês, que já atuava no mercado digital vendendo cursos de inglês com Copywriting, utilizando modelos americanos de estruturação de linguagem persuasiva, carta de vendas, e-mail. Ele me chamou para trabalhar, depois que saí da Palumbo. Foram os meus primeiros passos no Marketing Digital e no mundo do Copywriting. Foi a primeira vez que fui contratado como Copywriter e fiquei lá atuando em lançamentos. Tivemos três grandes projetos e a expertise que adquiri começou a ganhar mercado. O círculo de amizades do Jober começou a me procurar e o Rodrigo (Corrêa, hoje sócio de Marcelo na MR Lançamentos) para aplicar as mesmas estratégias da Universidade do Inglês.

A própria agência

Falei para o Jober que era a hora de abrir a nossa própria agência de lançamentos. Ele disse: – Não tem problema nenhum e vou me tornar o primeiro cliente de vocês. Além da Universidade do Inglês, tivemos no início, como clientes, o palestrante Ricardo Piovan e o coach de Carreira Maurício Sam[1]paio. E aí deslanchei. Outros clientes que atendi no período foram o Roberto Shinyashiki, Rodrigo Cardoso e o Instituto Brasileiro de Coaching. Até chegar ao que considero o auge da minha carreira, quando de dois anos pra cá fizemos parcerias com grandes empresas como a Empiricus, que representou um crescimento exponencial na minha trajetória.

Marketing tradicional x Marketing Digital

No começo, quando aceitei o meu primeiro emprego como Copywriter, reconheço que tinha preconceitos, justamente por vir do berço acadêmico do Marketing tradicional. Enfrentei muitos desafios, mas superei isso pois vi que era uma grande oportunidade trabalhar com uma linguagem mais agressiva, informal e muito persuasiva. Dava mais resultado, com pessoas sendo transformadas, negócios sendo alavancados. Pensei: – É isso o que eu quero para a minha vida.

“No começo, quando aceitei o meu primeiro emprego como Copywriter, reconheço que tinha preconceitos, justamente por vir do berço acadêmico do marketing tradicional”

O que é Copywriting?

É a linguagem persuasiva que convence a pessoa emocionalmente da decisão que ela precisa tomar naquele momento para transformar a própria vida. Copywriting é a habilidade de falar menos do produto e mais com a pessoa; mais com quem usa do que com quem faz; falar menos de cima pra baixo, institucionalmente, e mais de igual para igual. É, portanto, ser menos complexo para ser mais simples na abordagem. Nos últimos anos o Copywriting ganhou uma visualização maior. Ainda está dando os primeiros passos no País, tanto que um dos meus objetivos é contribuir com o mercado por meio do treinamento que ofereço por meio do Copy Experience, uma imersão de três dias em que mostro tudo o que utilizei para chegar até onde estou. Quero formar novos Copywriters profissionais que vão fazer a diferença.

Um erro ao fazer uma Copy

á um erro fundamental e que procuro alertar no Copy Experience. Apesar do nome ser Copy, não tem nenhuma relação com copiar o que deu certo para os outros. O equívoco é pegar um projeto de Copy que deu certo para outra pessoa, trocar o nome do produto, e tentar vender. A bandeira que eu levanto no mercado é: – Tenha a habilidade, o conhecimento e as ferramentas necessárias para criar os seus próprios projetos autorais de Copy.

Recado aos jovens Copywriters

Estar perto de pessoas que gerem resultados no mercado. Conhecer e estudar os que entregam e fazem diferença. É muito estudo e leitura, com a mente aberta 24 horas para entender o comportamento humano e os recursos de persuasão. E, por fim, escrever muito.

“A bandeira que eu levanto no mercado é: tenha a habilidade, o conhecimento e as ferramentas necessárias para criar os seus próprios projetos autorais de Copy”

Afiliados Brasil

Ter sido convidado para palestrar no Afiliados Brasil é um marco na minha carreira e para a história do Copywriting. Eu nunca falei com tantas pessoas como as que participam do evento para abordar algo que mobiliza a minha vida.