Dia das mães: 3 dicas para alavancar as vendas no e-commerce

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Dia das mães: 3 dicas para alavancar as vendas no e-commerce

O Dia das Mães se aproxima e os comerciantes se preparam para um dos momentos mais importantes no calendário do varejo. A pesquisa Dia das Mães 2024, da Opinion Box, indica que 77% dos consumidores pretendem aproveitar a ocasião para presentear as mamães. Além disso, 43% planejam pesquisar ofertas no e-commerce.

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Leandro Gorzoni, CEO da Yooper, agência de marketing digital especializada em performance, explica que essa é uma grande oportunidade para alavancar o modelo de vendas online. Ele destaca que o comércio presencial registrou queda no faturamento da data em 2023, enquanto o comércio eletrônico cresceu – e chegou a movimentar mais de R$ 6,7 bilhões.

“É evidente a relevância do e-commerce como um canal de vendas estratégico, especialmente em datas comemorativas como o Dia das Mães. Adaptar-se a essas mudanças no comportamento do consumidor é essencial para manter a competitividade e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado atual”, recomenda Gorzoni.

Confira abaixo as principais dicas do especialista para a data.

  • Foco nos principais segmentos

Alguns setores recebem mais destaque quando o assunto é presente para as mães. De acordo com a pesquisa da Opinion Box, itens de moda e acessórios, beleza e cosméticos, casa e decoração, flores, joias e eletrodomésticos são os favoritos. Leandro lembra que também é válido ter em mente os segmentos menos populares, como clubes de assinatura e esportivo, para desenhar a melhor estratégia.

“Embora esses setores ofereçam alternativas interessantes, é importante considerar que sua adesão é relativamente baixa em comparação com as opções mais populares. Portanto, ao focar seus esforços de marketing e estoque nos setores mais promissores, você estará posicionando sua empresa para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas durante o Dia das Mães em 2024”, enfatiza o CEO da Yooper.

  • Ofereça uma experiência de compra confiável

Aspectos como avaliações negativas online, altas taxas de frete e a falta de confiança na loja são fatores decisivos para os consumidores desistirem de uma compra. Leandro reforça que oferecer políticas de frete favoráveis, principalmente neste período, e promover avaliações positivas sobre a marca durante o ano todo ajuda a estabelecer a confiança com os clientes e garantir as vendas.

  • Diversifique as opções de pagamento

A pesquisa Dia das Mães 2024 demonstra ainda que a maioria dos consumidores planeja gastar entre R$ 50,00 e R$ 200,00, com o cartão de crédito sendo o método de pagamento preferido para 72% dos entrevistados, enquanto 24% optarão pelo Pix. “Esses dados mostram a necessidade de oferecer uma variedade de opções de pagamento para atender às preferências dos clientes e facilitar suas compras”, finaliza Leandro.