Insights e desafios em um novo cenário de afiliação

Publicado em 4 de março de 2025

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Segundo Pedro Lucas, head of VIP Affiliates da Super Afiliados, mais conhecido como Pedrão Bet, primeiro apostador do Brasil com mais de 20 anos de experiência no mercado, o caminho para o sucesso dos afiliados é um só: começar pelo básico. Ele aconselha que as pessoas entrem no mercado como afiliados para entender quais ofertas convertem, como funciona o público e o que realmente traz resultados. Apenas após essa experiência, o afiliado está apto para buscar ferramentas que o auxiliem a se tornar operador.

No mercado de criação de produtos, há um grande esforço para desenvolver ofertas, pois uma pode ser milionária em um dia e perder valor rápido. No iGaming, porém, as ofertas estão sempre se renovando e o setor se adapta conforme o comportamento do público. Trabalhar com ofertas conhecidas, como gambling, cassino e apostas esportivas, facilita a interação com os leads, pois possuem menos objeções a serem quebradas.

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O mercado de anúncios automatizados

Para Tiago Silva, CRA da Cactus Gaming, qualquer produto, com as estratégias certas e pequenas adaptações, pode funcionar no iGaming, pois, no final, trata-se de vender um produto digital modelado como um jogo. “Eu vejo muita gente que está começando patinando porque não consegue entender a importância das estratégias básicas do mercado. Então, se você é um afiliado ótimo dentro do mercado digital, conseguirá dar muito certo, se começar replicando o básico”, diz Tiago.

Fernando Nogueira, copy da Punk Marketing, ressalta que grandes empresas brasileiras se estabeleceram por saber tratar um lead, criar funis de vendas e validar a importância de grupos, aplicando esses conceitos no iGaming. Quem tem experiência no mercado digital tem grande vantagem, pois adaptações certas facilitam a jornada. Pedrão destaca que novos afiliados vindos do Marketing Digital possuem vantagem competitiva, pois entendem os métodos de divulgação. No entanto, a interação com quem fez o caminho inverso é essencial para o crescimento do mercado e formação de bons profissionais.

Qual é o melhor caminho para sair do mercado de afiliação tradicional e migrar para o iGaming?

Para iniciantes, o mercado pode gerar insegurança, especialmente quanto ao recebimento das casas. Por isso, redes de afiliação brasileiras, como a Super Afiliados, oferecem segurança com políticas de recebimento antecipado.
Fernando reforça que, se estivesse começando agora, focaria primeiro na construção de um ativo próprio, como listas de leads, grupos e comunidades em redes sociais. Dessa forma, o afiliado não fica refém de um único operador e pode gerar engajamento, aumentando suas chances de conversão e recebimento de vários CPAs.

Tiago destaca que, entre os funis mais eficazes, o WhatsApp se destaca por permitir acesso direto ao cliente, ser mais barato e facilitar a quebra de objeções.
“Se uma casa não está pagando em determinado dia, o jogador muda de operadora e começa a receber. Então, se o afiliado tem mais de uma casa, conseguirá direcionar esse lead e passa a ser dono de um ativo que é extremamente valioso”, orienta Fernando.

Tiago complementa que um funil eficaz no WhatsApp é oferecer os bônus das operadoras, pois muitos jogadores procuram oportunidades para lucrar mais. Isso permite campanhas bem-sucedidas, sem promessas exageradas, reforçando a importância da construção de um ativo próprio para credibilidade.
E isso, só reforça a importância da construção do ativo próprio, gerando maior credibilidade com os clientes.

Tipo de criativos para evitar bloqueio e em qual plataforma?
Hoje, a maior dificuldade é acertar o criativo no tráfego, pois há muitos anúncios semelhantes. Criativos naturais, como caixas de perguntas no Instagram, funcionam bem.

Criativos com recursos nativos, das plataformas, não parecem anúncios e chamam mais a atenção do jogador, mesclando com uma linguagem leve, gerando mais credibilidade.

Plataforma para aumentar oportunidades

Para desenvolver criativos eficazes, é essencial pesquisar sobre casas de apostas e bônus, para que o algoritmo das plataformas sugira resultados relevantes. Também é importante analisar concorrentes, verificar a biblioteca do Facebook e usar ferramentas de análise.

Tiago destaca que a maioria dos afiliados investe no Facebook, mas plataformas como YouTube Shorts, Native, Taboola, MGID, Propeller, Kwai e listas de transmissão ainda oferecem grandes oportunidades inexploradas.