Novas oportunidades para afiliados em produtos digitais

Segmento pet é um dos nichos mais promissores em produtos digitais para os próximos anos, de acordo com Paula Lopes

Novas oportunidades para afiliados em produtos digitais

Em franco crescimento, o mercado de produtos digitais não para. A cada dia, surgem novos recursos e tendências que impulsionam ainda mais o segmento. Por falar em tendências, Paula Lopes, especialista de desenvolvimento de Mercado da Hotmart, líder global quando o assunto é produto digital, conta quais são os nichos em alta e as oportunidades do momento. 

Mas, antes, vamos contextualizar um pouco do cenário do mercado digital hoje. O setor cresceu sistematicamente desde que a Hotmart foi criada, em 2017. O maior desempenho registrado foi após 2020, período da pandemia. Com o retorno das atividades presenciais e a Guerra da Ucrânia, o ano de 2022 foi desafiador para o segmento online, porém, a retomada já começou e 2023 vem batendo recordes de faturamento. 

De acordo com Paula, o destaque do momento é o mercado da América Latina. “Se você fala bem espanhol, este é o momento de investir no mercado de produtos digitais para a América Latina. Tem um boom acontecendo e é preciso aproveitar isso”.

Entendendo o perfil do mercad

Em três anos o número de compradores na plataforma dobrou, são mais de 35 milhões de pessoas no ecossistema. Vamos entender um pouco mais sobre quem compra e quem produz:

  • A maioria dos compradores são mulheres;
  • A maioria dos produtores são homens;
  • Mais de 50% das pessoas compraram mais de uma vez na plataforma.

E para os afiliados, quais são as oportunidades?

A especialista da Hotmart apresentou números animadores para o mercado de afiliados. Segundo ela, 15% do faturamento dos maiores players da plataforma são de vendas de afiliados. E o diferencial do momento é o investimento na transformação de alunos em afiliados, um modelo que tem alcançado bastante êxito nas vendas. 

Uma das dicas de Paula Lopes é o investimento em parcerias com influenciadores e produtores de conteúdo para divulgação e ampliação da marca. Além disso, ela defende a afiliação a menos produtos, que vendem menor quantidade, mas com comissões mais altas. “Ao invés de pegar muito produtos, foque em produtos bons e de valor.”, diz.

Nova profissão à vista

Outra novidade que vamos antecipar aqui é sobre uma nova profissão que vem ganhando espaço no Brasil: a de gerente de afiliados. Esse profissional é contratado para montar e gerenciar programas de afiliados para a empresa, criando uma jornada de conteúdo e premiação para a equipe. Segundo levantamentos da Hotmart, essa é uma área em franca expansão.

Agora a parte que todo mundo quer saber: quais são os nichos em alta?

Paula Lopes explica que existem diferentes nichos: os que crescem rápido, os mais específicos, os que estão diminuindo e os de maior faturamento. Alguns exemplos dessas condições são:

Nichos que crescem mais rápido: Pets, hobby e lazer, maternidade e relacionamentos.

Nichos mais específicos: Plantas e ecologia, música, artes e fotografia.

Nichos que estão diminuindo: culinária e arquitetura, pois tiveram seu auge na pandemia.

Nichos de maior faturamento: Marketing, finanças e carreiras. 

Mas é preciso entender: nem sempre o nicho com mais afiliados é o mais lucrativo. Os nichos afiliados com maior volume de afiliações segundo a Hotmart são Moda e Beleza, com 20,55% do total. Já o nicho com maior comissionamento é o de Pet e Animais. “Assim como os micro nichos, o segmento pet tem um potencial enorme e as pessoas não estão se atentando a isso”, destaca.

Leia também: Marketing é saber o que pensam e o que querem os clientes

E não basta escolher o nicho, é preciso se atentar às particularidades de cada um. Paula lembra que a sazonalidade é algo que deve ser observado. Os levantamentos da plataforma apontaram, por exemplo, que os segmentos fitness, estudos e relacionamentos têm maior alta em janeiro, quando as pessoas buscam mudar suas vidas e colocar novos planos em prática. Já a gastronomia e a confeitaria têm maior alta em abril, mês onde comemoramos a páscoa. 

Diversificar é preciso!

67% dos afiliados que fizeram vendas, diversificaram os nichos de produtos. Afinal, as pessoas evoluem e não compram sempre do mesmo segmento. “É possível criar módulos e jornadas dentro do próprio produto para manter os clientes agregados”, de acordo com Paula. 

Ela complementa que existe ainda uma correlação entre os nichos da primeira e da segunda compra, com o objetivo de aprimoramento de skills, gerando assim grande potencial de amplificação para os afiliados.

Dicas de sucesso

A especialista listou as dicas que ela considera essenciais para acelerar suas vendas digitais. Bora anotar?

  • Escolha bem seus mentores;
  • Frequente grupos que te fazem avançar;
  • Pense além;
  • Reclame pouco;
  • Não dê desculpas!

“Troque com pessoas maiores que você, valorize o ambiente e se dedique. Nada supera o trabalho”, finaliza Paula Lopes. 

E agora, se sente preparado para se tornar uma máquina de vendas?