O Brasil não aproveita o potencial do mercado latino de negócios digitais

Existe um potencial imenso para que você expanda os seus negócios digitais para outros países da América Latina. Neste texto, Marcílio Drummond ensina o passo a passo para que você encontre as oportunidades e avance além das fronteiras!

Marcílio Drummond palestrando na Afiliados Brasil 2019

O Brasil não aproveita o potencial do mercado latino de negócios digitais

Você já pensou em expandir os seus negócios digitais para outros países da América Latina?!? Nunca o fez por não ter muitas informações, não enxergar oportunidades ou por achar que os riscos são grandes? O advogado de startups e um dos primeiros Legal Growth Hackers da América Latina, Marcílio Drummond, vai te convencer que há, sim, um grande oceano azul a ser navegado nos nossos países vizinhos.

O Brasil não aproveita o potencial do mercado latino de negócios digitais. Hoje temos 390 milhões pessoas com acesso à internet na América Latina, um total de 60% de toda a população. Além disso, as vendas online devem crescer 19% nos próximos cinco anos em toda a região. Enquanto na América do Norte há 1,3 milhão de empresas de negócios online, na América Latina são 390 mil”.
Marcílio Drummond

Já estou convencido e aceito o desafio! Como começo?

Todo empreendedor, digital ou não, sabe que tudo tem como sustentação o planejamento. Para expandir os seus negócios para outros países da América Latina não é diferente, mas Marcílio Drummond orienta quais são os três primeiros passos a serem dados. É hora de abrir um check list aí e começar. Vamos lá!

*Enxergue o tamanho da América Latina
Faça um mapa da América Latina e pesquise quais são as oportunidades para o seu negócio. Pesquise, pesquise e pesquise mais. Entenda a cultura empresarial de cada país ou região e quais são os negócios viáveis dentro do que você oferece ou pretende oferecer. Junte toda a informação necessária!

*Faça um Business Model Canvas
Você já deve ter ouvido falar ou mesmo ter feito um Business Model Canvas, o chamado modelo Canvas, a ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Então, mãos à obra: pegue as informações coletadas na primeira etapa e experimente!

* Elabore o Mínimo Produto Viável (MPV)
Elabore um Mínimo Produto Viável (MPV) para expandir os seus negócios digitais para a América Latina. Lembrando que o MPV é a versão simplificada de um produto que pode ser lançado com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento. É uma ferramenta essencial para auxiliar no processo de validação de ideias de negócios e produtos.

Eu preciso de mais alguma coisa?!?

Você já começou, vislumbrou o cenário e é hora de avançar. Perceba que, se havia receios, eles diminuíram e um novo horizonte se apresenta. É hora de avançar. Marcílio Drummond fez um lista para você dar os primeiros passos práticos para expansão dos seus negócios para a América Latina. Em frente!

*Regulamentações e peculiaridades
Levante todas as informações necessárias sobre as legislações, tributos e peculiaridades nas relações comerciais dos países que vai oferecer seus produtos e soluções. É essencial para evitar dissabores.

*Como pensam os outros povos latinos
Nas primeiras etapas você já levantou informações sobre os países da América Latina que apresentam perfis promissores para os seus negócios, mas vá mais fundo, agora, detalhando as personas.

*Crescimento das Fintechs na América Latina
Fique atento ao crescimento das Fintechs em toda a América Latina. Essas startups que estão inovando e otimizando serviços financeiros podem ser grandes parceiras para viabilizar o seu negócio digital em outros países.

*Diversas soluções de pagamentos
Estude as melhores opções de pagamentos para os produtos e soluções que vai oferecer em outros países da América Latina. Levante as informações necessárias sobre as peculiaridades de cada mercado. Será muito útil para a experiência do cliente.

Em quais mercados você sugere que eu invista?!?

Com a experiência de quem acompanha o mercado latino de negócios digitais, Marcílio Drummond conhece o perfil do consumidor da América Latina: planejador, conectado e aberto ao novo. Com base nisso, ele relaciona alguns segmentos que apresentam grandes oportunidades:

*Serviços de streaming;

*E-books e conteúdos;

*Assinaturas e clubes de produtos.

*Jogos online

Há 110 milhões de jogadores online na América Latina. O mercado movimenta R$ 3 bilhões só no Brasil, México e Argentina”.
Marcílio Drummond

*Turismo

*Hospedagens, viagens e pacotes.

E agora, o que falta para você expandir os seus negócios para outros países da América Latina?!? Você tem experiência e quer dividir conosco?! Comente!