O poder do Storytelling na copywrting

Paulo Maccedo fala sobre a importância do Storytelling para o sucesso do negócio digital

O poder do Storytelling na copywrting

Você, em algum momento, já deve ter feito estas perguntas: Por que se fala tanto em Storytelling? Por que devo contar uma história para atingir minhas audiências? Eu preciso mesmo de Storytelling para o sucesso do meu negócio digital?

Se você quer saber as respostas, continue lendo este texto até o final. Quem vai ajudá-lo a encontrá-las é Paulo Maccedo, CEO da Marve Soluções em Marketing. Copywriter experiente e referência na indústria brasileira de marketing e publicidade, é autor de 10 livros, sendo 5 best-sellers, incluindo Copywriting I e II, considerados os livros mais completos sobre o tema em português.

Paulo Maccedo conquistou 6 milhões de faturamento com uma única carta de vendas e é responsável pela estratégia de anúncios que batem recordes de conversões e produtos que ultrapassam a casa dos 7 dígitos em uma única campanha  

Neste texto, ele vai ensinar aquilo que tem usado com sucesso em seus negócios e nos negócios de seus clientes.

Mas, antes, vamos responder as perguntas feitas lá em cima!

Por que se fala tanto em Storytelling?

Vivemos a era da Economia da Atenção, que promove, como consequência, a “dispersão de atenção” e a “fragmentação da audiência”. 

As audiências vivem realidades multitelas e está cada vez mais difícil retê-las!

Por que devo contar uma história para atingir minhas audiências?

Para encontrar novos caminhos e estratégias para atingir suas audiências!

Se você não chamar a atenção, corre o risco de passar despercebido.

Eu preciso mesmo de Storytelling para o sucesso do meu negócio digital?

Acho que te convencemos, não?!?

“Um estudo espanhol revelou como o uso de algumas palavras por meio de histórias poderiam ser poderosas. Descobriram que, quando utilizavam a palavra café, o cérebro ficava mais estimulado, pois a audiência lembrava das sensações, do cheiro. O mesmo acontece com um perfume”.

Os caminhos do Storytelling, segundo Paulo Maccedo

Agora é hora de começar a colocar em prática! Paulo Maccedo relaciona alguns pontos de partida que vão ajudar você a transformar as narrativas nos seus negócios digitais.

Utilize, como referência, as seguintes premissas:

  • História pessoal
  • História do produto
  • História do cliente
  • Cultura popular
  • Fato histórico
  • História contextualizada

“A história não precisa ser verídica, nem fictícia, mas possível. Você pode e consegue criar uma história”

Leia também: Você não quer vender produtos ruins

Agora que você tem uma premissa, um elemento da cultura popular como uma série de sucesso no streaming, é o momento de aplicar uma fórmula na sua copywriting, o modelo PAS.

Problema: Estabeleça o problema usando uma história como exemplo.

Agitação: Agite o problema trabalhando um conflito nessa história.

Solução: Apresente a solução, faça a sua oferta e chame para a ação.

Use também o Modelo AIDA, outra fórmula de Paulo Maccedo para aplicar na sua copywriting, o Modelo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação).

Atenção: Comece chamando a atenção do leitor com uma história.

Interesse: Desperte o interesse com elementos da história.

Desejo: Gere o desejo usando elementos da história e faça uma transição para sua oferta.

Ação: Chame a ação para a sua oferta!!!

Agora você tem as ferramentas necessárias para envolver suas audiências com emoção e criar laços profundos por meio de narrativas que sejam apreciadas e lembradas. 

Onde aplicar o poder do Storytelling?

Paulo Maccedo dá os caminhos de onde o Storytelling pode ser aplicado para você conquistar objetivos específicos como:

  • Motivar colaboradores
  • Lançar um produto ou serviço
  • Auxiliar numa campanha de divulgação
  • Engajar audiências mais eficientemente
  • Gerar autoridade para a empresa

“Com o marketing de conteúdo comandando o cenário, o storytelling é um grande aliado para promover a entrada de clientes na esfera da marca, o que acaba consequentemente formando uma boa base de leads”.