Sete passos para uma copywriting de sucesso

Não basta apenas escrever, o principal é conhecer seus visitantes, consumidores e prospects

Foto de uma mulher escrevendo no computador

Sete passos para uma copywriting de sucesso

Palavras erradas na hora errada afugentam as pessoas. Palavras certas certas na hora certa convertem os interessados em clientes. Assim é o copywriting, estilo de redação persuasiva que tem sempre um objetivo final e poder transformador.

Paulo Fasanella é um expert no assunto e, desde 2013, quando ninguém falava sobre o assunto, vislumbrou a importância dessa estratégia de marketing.

O caminho não foi fácil e ele conta que toda a vivência da carreira o ajudou. Atuou como videomaker, designer, web designer, gestor de tráfego e social media. “Até hoje quando assisto a um filme com a minha filha eu anoto, presto atenção”.

Atualmente é head de copy da maior instituição de coaching do mundo, a Febracis, atuou em mais de 80 lançamentos e mais de 10 nichos diferentes nos últimos 4 anos, gerando mais de 120 milhões de reais em vendas. Especialista em escrita persuasiva, é mentor de mais de 20 mil alunos.

“Copy é sobre pessoas. Acredito nisso e essa é a minha base para ensinar copywriting para meus mentorados. O seu trabalho não é escrever copy. O seu trabalho é conhecer tão bem os seus visitantes, consumidores e prospects, que você entende a situação em que eles estão, onde eles querem chegar e exatamente como a sua solução pode e irá ajudá-los a se tornarem suas versões ideais”.

E foi assim que Paulo Fasanella desenvolveu 7 lições de copywriting

Lição 1
A Ideia que você ainda não teve…
Faça ao menos três tipos de pesquisa, use formatos e ferramentas diferentes de pesquisa. Até quando pesquisa você já tira lições.

Lição 2
Pense devagar e escreva rápido. Isso é o 80/20 da copy. Anote, tire print, fotografe, grave, salve.
Criatividade = ideias existentes + minhas Experiências
Processo simples: pesquisa + desconectar + anotar ideias

Lição 3
Jogue com aliados
Descubra melhor horário, ambientes, músicas,
alimentação e exercícios físicos. Onde escrever, extensões de correção e dicionários. Aprenda a gerir as suas tarefas e o seu tempo.

Lição 4
Você precisa de posicionamento para
conseguir clientes. Depois é necessário continuar se posicionando
com o seu cliente.

Lição 5
Faça até dar certo. Desistir não é uma opção; tenha um propósito.
Tenha meta, método, disciplina e defina sua comunidade

Lição 6
Não construir nada do zero. Tenha atenção, conexão, busque um problema, defina uma solução e faça a festa. Leia copy todos os dias e identifique seus padrões. Enxergue longe, em ombros de gigantes.

Lição 7
O treinamento nunca acaba. Apenas um cuidado: coloque em prática. Se estiver parado, leia; andando, ouça. Tenha humildade e sabedoria.

Insights

Processo de criação

Cada pessoa tem um jeito para desenvolver seu método criativo (no banho, dirigindo, em uma viagem), mas Paulo Fasanella indica três maneiras:

  • Estuda o projeto.
  • Faz o brainstorm.
  • Deixe maturando (nem que seja meio dia) para validar as ideias e fazer o teste.

Principais erros

Empacar na teoria
Não fique muito tempo apenas na teoria. Troque o pneu com o carro andando. Em seis meses é possível obter resultados e clientes.

Drible a insegurança
Coloque o que aprendeu em prática. Não tem clientes ainda? Escreva para você: headline, big ideias, e-mails. Mesmo sem monetizar, vai ver que sabe fazer.

Síndrome da folha em branco
80% da energia você deve passar pesquisando, 15% escrevendo e 5% revisando. Todas são importantes no processo.

Liberte-se dos fantasmas

Expectativa muito alta
A pessoa faz um curso, acha que já vai ganhar muito dinheiro e aí percebe que não consegue clientes. É preciso alinhar a expectativa com a jornada.

Medo
Já sabe, já estudou, já alinhou a expectativa. Na hora de colocar em prática vai atrás de muitas validações até de outros profissionais mais experientes. A maior validação? Fazer, colocar em prática e vender.

Paulo Fasanella aconselha: “Não importa o que você esteja passando nesse momento… Apenas tenha clareza de onde você quer chegar e não desista no meio do caminho. Você vai conseguir e um dia vai se orgulhar de tudo que você fez. Acredita! Faça o que precisa ser feito”.

 

 

AUTOR: Thaís Lyra